1º Hackathon Cívico da Alesc começa nesta sexta-feira em Florianópolis

28 de junho de 2018

Mais de 50 universitários da Capital e de várias cidades do interior do estado vão participar de um desafio do Parlamento catarinense durante três dias. Eles foram selecionados para o 1º Hackathon Cívico da Assembleia Legislativa e terão que apresentar propostas viáveis e inovadoras para problemas reais e relevantes nas áreas de saúde, educação e segurança, usando recursos de tecnologia, design e jogos.

A maratona de debates e ideias será realizada entre a noite desta sexta-feira (29) e o final da tarde de domingo, 1º de julho, nas dependências do Palácio Barriga Verde e da Escola do Legislativo, em Florianópolis.  Os detalhes do evento estão na página do Facebook da Escola do Legislativo.

A programação se inicia às 19 horas desta sexta (29), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, com orientações gerais sobre o projeto, definição das equipes, desenvolvimento das atividades, apresentação de ideias pelos participantes e votação das dez melhores propostas.

No segundo dia da ação, sábado (30), os estudantes terão palestras na sede da Escola do Legislativo (Avenida Hercílio Luz, 870) com especialistas (veja abaixo) das três áreas indicadas e iniciarão a construção de soluções para cada um dos problemas apresentados. No terceiro e último dia (domingo), os estudantes retornam ao Plenarinho, no Palácio Barriga Verde, para concluírem e apresentarem suas propostas à comissão técnica responsável por avaliar e julgar os trabalhos, que indicará os três melhores.

As propostas vencedoras deverão ser apresentadas aos deputados em sessão ordinária, na segunda semana de julho. Além disso, a Alesc convocará uma sessão especial, em data ainda não definida, para homenagear os vencedores. As melhores propostas também serão encaminhadas aos presidentes de partidos que participarão das eleições estaduais majoritárias deste ano no estado, como colaboração dos jovens em possíveis ações de governo. O conteúdo ainda será repassado aos deputados que integram a Comissão de Legislação Participativa da Alesc.

O projeto Hackathon Cívico faz parte do Programa Conhecendo o Parlamento Catarinense, instituído pela Resolução 8/2006, que tem como objetivo tornar acessível à população as atribuições e atividades desenvolvidas pela Alesc, além de contribuir para a formação política e o exercício da cidadania. A iniciativa está sendo organizada pela  Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira em parceria com a Politize! – uma associação sem fins lucrativos – que venceu a licitação pública para executar o evento. Todas as informações estão disponíveis no edital 001/2018 (retificação).

 

Quem são os palestrantes

Jorge Eduardo Tasca – é tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina, atuando como chefe da 7ª seção do Estado Maior Geral, responsável por inovação, projetos e processos. Graduado no curso de Formação de oficiais em 1995, na academia da Polícia Militar de Santa Catarina, é doutor e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e especialista em Administração de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Alexandre Oliveira – é professor de geografia de formação, sócio-fundador da Meritt, empresa de inteligência de dados para educação. Coordenou a maior plataforma de dados educacionais do Brasil, o QEdu. Hoje na Meritt continua revolucionando o mercado com produtos de correção rápida de provas, devolutiva pedagógica, relatórios de desempenho e simulados. Além do +Enem, o Guru do Sisu e o próprio QEdu, que hoje é um projeto independente devido a sua grande relevância.

Paulo Sérgio Cardoso da Silva – graduado em Administração Pública (Udesc) e Educação Física (UFSC); Especialista em Gestão em Saúde (UFSC) e Gestão Estratégica de Pessoas (UGF); mestre e doutorando em Saúde Coletiva (UFSC). Autor de livro, capítulos de livros e artigos científicos publicados na área de saúde pública. Executou a implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no município de São José/SC. Líder do Movimento Acredito em SC.

 

Veja a programação completa