Aceitar ajuda é primordial para superação dos problemas, diz palestrante

26 de abril de 2022

“A gente tem que se permitir aceitar a ajuda. Nada é feito sozinho, tudo o que consegui até hoje em minha vida foi com a colaboração das outras pessoas”, essa foi a principal mensagem transmitida pelo auditor interno do Estado, Augusto Piazza, com base na sua história pessoal, na palestra “Fora da Curva – quando a colaboração ultrapassa limites”, ministrada na tarde desta terça-feira (26), no auditório Antonieta de Barros, numa promoção da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

Augusto, 47, ficou tetraplégico aos 23 anos num acidente automobilístico em Florianópolis e a superação é uma palavra que se tornou importante em sua vida. O acidente ocasionou uma lesão na medula deixando-o tetraplégico, além de permanecer um longo período na UTI e hospital. “Em outubro deste ano completa 25 anos do meu acidente. Na época fiquei tetraplégico e por três anos sofri depressão severa, mas graças à colaboração das pessoas superei e comecei a me superar. Sempre digo, acredito que o universo conspira a nosso favor, mas só se a gente aceitar ajuda, se a gente lutar.”

Desde 2019, Augusto tem ministrado palestras motivacionais, contando sua história de superação e de aceitar a ajuda de outras pessoas. “Devido à pandemia demos uma parada, mas agora com a parceria da Escola do Legislativo estamos retornando aos trabalhos. Já tenho palestras agendadas em Itajaí e em Curitiba”, conta. A palestra motivacional, segundo Piazza, traz doses de inspiração, faz rir e chorar. “Meu objetivo principal é mostrar que o universo pode conspirar a nosso favor, mas só se a gente lutar, aceitar ajuda, colaborar e mantiver a mente aberta”, reforça o palestrante.

A presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), destacou a parceria com o palestrante. “A parceria que a Alesc, por meio da Escola do Legislativo, fez com o Augusto Piazza, é uma forma de motivar os servidores desta Casa, depois da pandemia da Covid-19, inclusive a ideia era de a palestra ter ocorrido ainda em março deste ano, mas não foi possível, para mostrar às pessoas a história de superação dele, que é uma história bonita, que transformou uma história que poderia ser uma tragédia, que ele poderia levar para o lado das dificuldades, mas que ele a transformou numa história de superação, uma história de amor ao próximo, de mostrar as pessoas que a gente pode, que temos capacidade de superar as dificuldades. Ele é um exemplo que personifica isso.”