Assembleia sedia palestra sobre gênero, educação e direitos humanos

20 de março de 2019

Dando sequência ao Mês da Mulher, conjunto de ações promovidas pela Bancada Feminina e pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a Assembleia Legislativa sediou, na noite desta terça-feira (20) uma palestra intitulada “Gênero, Educação e Direitos Humanos para uma Sociedade Sensível ao Cuidado”.

A explanação foi realizada pela professora e pesquisadora Daniela Rosendo, que também atua como coordenadora do Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), organização não-governamental sediada em Joinville que busca  promover a educação para cidadania.

Em sua fala, Daniela argumentou que para possibilitar o pleno desenvolvimento humano o conceito de educação deva englobar não apenas o aprimoramento das habilidades cognitivas – ligadas a memória e ao raciocínio – mas também competências socioemocionais. “A educação não serve só para que crianças, adolescentes e pessoas adultas tenham conhecimento, mas para que também possam desenvolver habilidades de diálogo, de respeito às outras pessoas, para que possamos viver em uma sociedade mais justa.”

Em outro ponto, ela defendeu que a educação, quando focada nos direitos humanos, também seja trabalhada a partir da perspectiva de gênero, visando incluir as diferentes realidades existentes na sociedade atual. “Quando utilizamos gênero como uma categoria de análise nós vamos para além desse olhar para meninas e mulheres, pensando em todos os grupos que estão em alguma situação de vulnerabilidade, os quais chamamos minorias políticas”, disse.

Com informações da repórter Deluana Buss, da TVAL.