Atuação da Escola do Legislativo é divulgada na tribuna

14 de maio de 2024

Nesta quarta-feira (15), pela primeira vez, comemora-se o Dia Nacional da Educação Política e, para marcar a data, o deputado Napoleão Bernardes (PSD) utilizou a tribuna para divulgar a atuação da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O parlamentar também fez convite para a exposição no hall da Alesc, que apresenta os trabalhos desenvolvidos pela Escola, com a temática “educação legislativa, uma revolução silenciosa a favor do Brasil”.

Para atestar o extenso trabalho da Escola, o deputado apresentou números expressivos. Como os 55 mil inscritos em 14 diferentes cursos à distância, com alunos de 26 estados do Brasil. Citou os mais de mil eventos já realizados e destacou também o Programa Parlamento Jovem, que em 31 edições já recebeu mais de 1200 jovens e adolescentes participantes. Desse programa, surgiram 48 projetos de lei que foram aprovadas na Alesc.

Segundo Napoleão, o trabalho das escolas legislativas tem duas faces, “divulgação, por um lado, e de formação e estímulo, por outro”. Já o Dia Nacional da Educação Legislativa, bem como a realização de exposições, vêm para divulgar esses dois lados de atuação.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, a instituição é o espaço pedagógico da Alesc, desenvolvendo um trabalho de qualificação profissional dos servidores do legislativo nos âmbitos estadual e municipal. No entanto, para ela, a atuação principal é “a aproximação dos Legislativos com a sociedade, seja por meio dos programas que já são consagrados, como Vereadores Mirins, Parlamento Jovem, Estágio-Visita, quanto com parcerias com as comissões, que vão ao encontro da sociedade com o intuito de discutir temas importantes.”

A Escola do Legislativo da Alesc
A Escola do Legislativo, presidida pelo deputado Julio Garcia (PSD), realiza as ações pedagógicas do Parlamento Catarinense relativas à qualificação profissional, reflexão democrática, formação política, educação para a cidadania e difusão de conhecimento sobre o Poder Legislativo.

São 23 anos de fundação, desenvolvendo programas como: Apoio às Câmaras de Vereadores Mirins, Parlamento Jovem, Estágio-Visita, Caravana da Educação para a Cidadania, Caravana da Inclusão das Mulheres na Política e Legislativo em Ação. Além disso, mantém o website Memória da Política de Santa Catarina, que é um repositório de material didático sobre momentos históricos e figuras políticas do estado.

A Escola conta com seis núcleos, garantindo capilaridade nos seus projetos. São eles, Núcleo de Educação para Democracia, Núcleo de Ensino a Distância, Núcleo de Formação Política, Núcleo de Inclusão e Políticas Públicas, Núcleo de Pesquisa e Produção do Conhecimento e o Núcleo de Qualificação Profissional e Desenvolvimento Humano.

Dia da Educação Política
Instituída pela Lei 14.798, de janeiro deste ano, o Dia Nacional da Educação Política faz alusão ao dia de criação da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Fundada em 2003, por iniciativa do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e Senado Federal, a entidade reúne as escolas legislativas e de contas de todo o país.

Com a colaboração de Cintia de Oliveira