Caravana da Educação para a Cidadania percorre Lages, Campos Novos e Monte Carlo

30 de outubro de 2015

Com o objetivo de divulgar e tornar acessível à população as atribuições e atividades desenvolvidas pelo Legislativo Catarinense e contribuir para a formação política e o exercício da cidadania, a Escola do Legislativo, por meio do Núcleo de Educação para a Cidadania, esteve durante esta semana (27 a 29/10), nos municípios de Monte Carlos, Lages e Campos Novos realizando a Caravana de Educação para a Cidadania.

Trata-se da Resolução 008/2005 – Projeto Estratégico “Parlamento – Cidadão”, que, desta vez, atendeu mais de 1.500 alunos dos ensinos fundamental e médio, participantes das palestras e atividades oferecidas durante todo o dia, nos três municípios.

Marilda Bearzi Ramos, diretora da Escola de Educação Básica Paulo Blasi, de Campos Novos, acredita que é preciso despertar nos jovens a consciência política, ensinar o significado real de política e prepará-los para o mercado de trabalho e para exercerem sua cidadania. "A Escola do Legislativo realiza esse papel por meio da Caravana da Educação para a Cidadania."

O coordenador da Escola do Legislativo, Antoninho Tibúrcio Gonçalves, apresentou os projetos da Escola e falou sobre sua experiência na política, enquanto prefeito. Gonçalves buscou, também, alertar os jovens sobre a importância da participação popular e do engajamento no meio político.

Palestras
As atividades musicais e palestras trataram sobre a importância da participação do jovem na política. "Procuramos conscientizar os jovens sobre a importância da participação na política, trabalhando o conceito de Política enquanto ciência", pontuou Lea Medeiros, gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania.

Utilizar a mitologia grega para mostrar o porquê da participação do jovem no mundo atual é, também, um recurso utilizado pelos palestrantes.

O Conhecimento da Constituição brasileira foi outro tema tratado durante as palestras. Entre os pontos abordados, destacaram-se: o histórico das Constituições Brasileiras; quais os direitos e deveres mais importantes que norteiam a vida dos brasileiros e a Constituição Cidadã.

Iago Pontes Nascimento

A contratação do palestrante deve-se ao fato de já ter participado do Programa Parlamento Jovem Catarinense, sendo Presidente eleito da 18ª Edição desse Programa. O jovem Iago demonstra capacidade ímpar no que tange a prender a atenção de jovens da sua idade e expor qual a importância da participação cidadã da juventude para a mudança do país em que vivemos.

Iago é de Curitibanos, meio oeste do estado, tem 17 anos, estuda no 2o ano do Ensino Médio e está a frente de vários programas na sua cidade sobre a participação política em seus diversos movimentos.

Isaac Facchini Badinelli
Isaac atua como professor da disciplina de História, Filosofia, Sociologia e Cidadania para alunos de ensino fundamental e médio.  O palestrante também tem experiência em produção de materiais para o Ensino Fundamental; colabora com a elaboração das revistas “História Catarina” e “Geográfica Catarina”. Participou de palestras em escolas públicas de Santa Catarina junto com o Dr. Rogerio Rosa sobre a importância do ensino de História.

Sua formação acadêmica facilitam a abordagem sobre o papel da Constituição Federal e quais os direitos e deveres que a mesma apresenta para a formação de cidadãos críticos e participativos, instrumentalizando-os para o exercício de uma cidadania ativa.