Cooperação Científica Brasil-Quebéc debate literatura, territórios e identidades

23 de abril de 2013

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de instituições canadenses iniciaram os debates na manhã de terça-feira (23) com o tema “Literatura, territórios e identidades”. A mediadora foi a professora Luciana Rassier, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que morou durante 16 anos na França, onde lecionou na Universidade de La Rochelle.  O evento acontece no Auditório Antonieta de Barros até quarta-feira (24).

Professor na Escola de Tradução e Interpretação da Universidade de Otawa, Marc Charron, falou sobre a literatura canadense e sua difusão nas Américas. Ele co-organizou várias obras, entre as quais “An Anthology of Diverse Voices” a ser publicado no Brasil este ano pela Editora CRV.  Em 2012, foi professor convidado na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), na Universidade de São Paulo e na UFSC.

A segunda palestrante foi a doutora em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade de Alberta (2008), Magali Sperling, professora adjunta no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras na UFSC. Seu atual projeto de pesquisa intitula-se “Re-mapeando deslocamentos: estudo sobre narrativas de viagem e encontros culturais coloniais e (pós)-coloniais”, tendo como foco a produção de escritoras norte-americanas (canadense e estadunidenses) e seus deslocamentos nas Américas.

Pierre Mathieu Le Bel, o terceiro palestrante, é pós-doutorando do Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Brasil e professor do Departamento de Geografia da UQAM, da Universidade de Concórdia e da Universidade de Otawa. O docente tem interesse em grandes eventos urbanos, a ecocidadania e as relações entre o modo de produção capitalista e o planejamento urbano. Já realizou pesquisas sobre o patrimônio urbano em metrópoles como Cidade do México e Barcelona e também em Montreal.

O seminário continua à tarde com mesa redonda sobre Desenvolvimento humano e ambiente urbano, às 14h, com a participação de dois docentes canadenses por intermédio de videoconferência. Às 16h30min, acontece a mesa redonda “Teatro e sociedade” e às 19h a mesa especial “Escola do Legislativo e cooperação internacional”.