Curso busca ampliar número de projetos de lei inovadores nos legislativos municipais

6 de junho de 2018

A cidade de Rio do Sul recebeu, nessa quarta-feira (6), o evento Legislativo em Ação, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) e reuniu mais de 100 pessoas para a capacitação sobre ações e projetos para os legislativos municipais.

As palestras abordaram os temas da Inovação na Gestão Pública, Inserção da Mulher na Política e Legística, uma ciência dedicada à preparação e gestão das normas que oferece métodos de preparação e elaboração legislativa.

“É uma oportunidade única de aprimoramento para a qualidade dos trabalhos legislativos de todas as Câmaras de Vereadores da região”, explicou Américo Nascimento, cooordenador da Escola do Legislativo.

“A maioria das pessoas que estão aqui são servidores e vereadores que levarão as lições daqui para aplicar no seu município”, disse o vereador de Ituporanga Adriano Coelho, presidente da União das Câmaras de Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi).

Palestras atuais

“Nós mulheres queremos nossos lugares. E queremos mudar as regras, elas foram feitas em cima do nosso silêncio”, palestrou Melissa Figueiredo Silvestre, pedagoga e orientadora educacional. Ela demonstrou em números como é reduzida a participação feminina nos legislativos, apesar de as mulheres serem maioria na população brasileira. Hoje apenas pouco mais de 10% das cadeiras de vereadores, deputadas e senadores são ocupadas por mulheres.

Além de Melissa, palestraram Marcelo Fett, ex-secretário de Inovação da cidade de Palhoça, além de Patrícia Rosset, especialista na elaboração de projetos de lei e normas legislativas.