Curso on-line incentiva maior participação das mulheres na política

8 de março de 2021

As mulheres precisam ter coragem de dizer que podem, que querem e, mesmo sabendo que podem errar – já que todos erram – , acreditar que podem participar da política ou de qualquer outra esfera do poder, seja no mundo corporativo ou não. Com essa mensagem, foi realizada na tarde desta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a aula inaugural do Curso de Formação Política para Mulheres, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira da Assembleia Legislativa.

O evento on-line contou com depoimentos da presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), da coordenadora da escola, Adeliana Dal Pont, e a coordenadora-geral do Instituto Política Por.De.Para Mulheres e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eneida Desiree. A aula inaugural foi mediada pela mestranda em Sociologia Política, Delza da Hora.

A presidente da escola relatou sua história política e o apoio familiar que deu base para seu trabalho parlamentar. Para ela, as mulheres precisam cada vez mais ocupar seu espaço, seja no mundo político ou coorporativo. “Tem que acreditar, defender uma bandeira e coragem de dizer que eu posso, eu quero. Pense, planeje, faça o curso da escola. Acredito que as coisas não mudam se a gente não ocupar esses espaços”, contou Marlene.

A deputada salientou a importância do Dia Internacional da Mulher e o mês dedicado a elas. Sobre a participação das mulheres na política, a parlamentar sugeriu que elas pesquisem, ingressem em algum partido político que tenham identificação e que utilizem as redes sociais, mas mostrando um diferencial, defendendo aquilo que acreditam e que tenham empatia. “As coisas não mudam se a gente não participar”, reforçou.

A ex-vereadora e ex-prefeita de São José Adelina Dal Pont relembrou das dificuldades de ser candidata à vereadora, logo no início da carreira política, sendo candidata por imposição, inicialmente para só fazer número. “Foi uma imposição, tinha sido secretária do município e apesar de gostar de política, não me via como candidata. Depois entrei e como tinha meu nome a zelar, trabalhei muito e fui a segunda mais votada.”

Adeliana também falou que quando prefeita metade de seu secretariado era composto por mulheres.

Já a coordenadora-geral do Instituto Política Por.De.Para Mulheres destacou a importância do curso da Escola do Legislativo e lembrou o início de sua luta em defesa de maior participação das mulheres em todas as esferas do poder. “É mais um evento para igualdade de gênero.”

Para Eneida Desiree, as políticas públicas para participação das mulheres estão acontecendo, mas de forma lenta. Falou que a legislação em favor das mulheres está sendo modernizada, mas ainda continua injusta. “Vejo que há muito em que melhorar. As mulheres precisam de empurrãozinho para participarem mais, por isso a importância do curso.”

Cronograma
As aulas do curso de Formação Política para Mulheres vão de 19 de abril a 23 de maio, sempre das 15 h às 16h30, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. As inscrições iniciam no dia 19 de março pelo site escola.alesc.sc.gov.br. O curso é totalmente gratuito e no final haverá um sorteio para cinco pessoas participarem do programa Estágio Visita da Assembleia Legislativa.