Encontro de coordenadores discute formação do vereador mirim

14 de dezembro de 2023

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira promoveu, nesta quinta-feira (14), o 3º Encontro Estadual de Coordenadores do Programa Vereador Mirim. Palestras abordaram temas como educação para a cidadania e prestação de contas para projetos que contam com recursos públicos.

O letramento político foi o tema abordado na palestra de Iago Pontes Gomes do Nascimento. “Também chamada educação para a cidadania, trata de temas como o conhecimento da Constituição Federal e a diferença entre os três poderes. A sociedade sofre de um analfabetismo político, pois as pessoas não entendem o que está escrito nas leis, o que está sendo feito, seus direitos e deveres.”

Para Lea Cardoso, gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, o evento serve como uma troca de experiência com os coordenadores das Câmaras de Vereadores. “A finalidade do programa é viabilizar recursos para a formação dos vereadores mirins. Além das palestras que enriquecem a programação, queremos fechar o calendário para 2024 entre as Câmaras e a Escola.”

Coordenadora da Escola do Legislativo na Câmara de Vereadores de Paulo Lopes, Luciana Vieira destaca a melhora da condução pedagógica proporcionada pelos cursos do programa. “Agradecemos pela aprendizagem na formação dos vereadores mirins, tanto na interlocução com as escolas e a Secretaria Municipal de Educação quanto na interlocução dos vereadores com a comunidade.”

Outra palestra abordou a prestação de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado. Marcos André Alves Monteiro repassou aos gestores do programa e aos contadores a possibilidade de utilizar os recursos públicos, assim como a clareza e a transparência na apresentação dos gastos.