Escola capacita servidores e legisladores de câmaras municipais

22 de junho de 2015

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira realiza esta semana o curso Gramática da Língua Portuguesa e Redação Oficial, nas cidades de Blumenau e Joinville. Nesta segunda-feira (22) e terça-feira (23), o curso está sendo oferecido aos servidores e legisladores da Câmara Municipal de Blumenau, em parceria com a Escola do Legislativo Fritz Muller, no auditório da Cruz Azul no Brasil. O objetivo é qualificar e capacitar os legisladores e servidores de todo o estado em um processo de educação continuada.

Segundo o coordenador da Escola do Legislativo de Santa Catarina, Antoninho Tibúrcio Gonçalves, as atividades oferecidas pela escola visam ao fortalecimento da atuação do poder legislativo. "Entendemos que esse tipo de formação contribui com a qualidade dos trabalhos legislativos de servidores e vereadores catarinenses. Com isso, pretendemos dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos e oferecer novas oportunidades de acordo com a necessidade das câmaras, servidores e população."

A proposta do curso é qualificar todos os integrantes do legislativo que, direta ou indiretamente, trabalhem com documentos oficiais e apliquem nestes documentos a escrita formal com base nos padrões cultos da língua e no manual de redação oficial da Presidência da Republica. De acordo com a ministrante, Norma Andrade da Silva, toda a produção de expediente dessas instituições deve pautar-se pelas regras de redação oficial e respeitar as suas características.

Durante o curso, Norma abordou o conceito de redação oficial, suas qualidades, os defeitos de estilo (vícios), os princípios da redação oficial, emprego de pronomes, coesão textual, alem de regras gramaticais.

Estiveram presentes na abertura do evento o presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, vereador Mario Hildebrandt, e o presidente da Cruz Azul no Brasil, Egon Schliter.

Sobre a ministrante
Norma Andrade da Silva é mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Licenciatura nas línguas portuguesa e inglesa e em literatura brasileira, portuguesa, inglesa e norte- americana, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Atua como professora de revisão gramatical e redação oficial e empresarial em varias entidades, dentre elas: Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Centrais Elétricas do Sul do Brasil S/A (Eletrosul), Secretaria de Estado da Educação. Também e’ responsável pela elaboração de provas de redação em língua portuguesa para concursos internos da Eletrosul, além de revisora dos relatórios de contas do governo do estado e de trabalhos de monografias, teses, dissertações, artigos e livros.