Escola do Legislativo cumpre papel de aproximar sociedade do Parlamento

27 de maio de 2015

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, por meio do Núcleo de Educação para a Cidadania, realizou entre os meses de abril e maio o Projeto Caravana da Educação para a Cidadania em oito cidades catarinenses.

Um dos objetivos é preparar os alunos, de todas as regiões do Estado, para a 19ª Edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense, evento que acontece duas vezes ao ano na Assembleia Legislativa – a primeira no mês de junho, e proporciona a 40 estudantes do ensino médio catarinense uma vivência enquanto deputados.

Temas sobre a importância da participação do jovem na política, Constituição Federal Brasileira e Direitos e Deveres das Crianças foram abordados durante os encontros, em dez escolas, envolvendo aproximadamente 3.500 alunos. Pedro Cabral Filho, doutor em História da Educação; Lilian Ponte, especialista em Educação Profissional; Jackson Cardoso, professor de música e Armando Agostini, consultor legislativo, ministraram palestras e organizaram debates com os jovens do ensino médio e as crianças do Ensino Fundamental.

A Caravana rodou cerca de quatro mil quilômetros pelo estado aproximando o Parlamento Estadual da população catarinense.

O que é o Projeto Caravana da Educação para a Cidadania
O Projeto Caravana da Educação para a Cidadania foi criado em 2014. A proposta é contemplar junto com o Programa Parlamento Jovem outros dois projetos: o Projeto Legislativo na Escola e  o Projeto Escola Cidadã.

No Projeto Legislativo na Escola, busca-se desenvolver, com os alunos do ensino médio, uma formação sobre a importância da participação do jovem na política. No projeto Escola Cidadã, o professor trabalha diversos temas relativos à Constituição Federal com uma linguagem adequada aos estudantes dos finais do Ensino Fundamental. Já no Projeto Parlamento Jovem, é realizada uma formação técnica com cinco alunos eleitos em cada escola para ocuparem o cargo de "deputado jovem".

Após percorrer boa parte do estado, a Caravana da Educação para a Cidadania já tem os nomes dos cinco alunos eleitos em cada escola, formando um total de 40, para vivenciarem o dia-a-dia de um parlamentar e elaborarem propostas que serão apresentadas durante sessão plenária feita por eles, na 19ª edição do programa, no mês de junho.