Escola do Legislativo estabelece planejamento visando Agenda 2030 da ONU

16 de outubro de 2023

Um desafio a mais para a diretora da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Marlene Fengler, na missão de consolidar e multiplicar as novas diretrizes estabelecidas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das 169 metas estabelecidas pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas ( ONU), que irão nortear todo o planejamento estratégico das mais de 500 escolas de governo brasileiro.

Marlene, que participou na semana passada de um evento virtual, coordenado pelos organizadores da 6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), informou taxativamente que a Escola do Legislativo já está realizando o seu planejamento estratégico para os próximos três anos aplicando as diretrizes da Agenda 2030 da ONU.

“Já estamos  aplicando os 17 ODS a todos os nossos cursos e a todos os nossos programas. A nossa responsabilidade já está definida”, afirmou, explicando que pretende envolver todos os servidores da Escola em todo esse processo. “Queremos formar todos os nossos servidores aplicando os critérios dos ODS, para que eles possam ser multiplicadores desses objetivos. Por fim, vamos oferecer quadros de cursos em cima dessas diretrizes. Nossa missão é consolidar essa consciência”, disse.

Desafios
Coordenado pelos organizadores da 6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), o encontro virtual foi mais uma ação que buscou a mobilização de escolas de governo na construção de alternativas para capacitação de agentes públicos e da sociedade em geral em relação ao entendimento e aplicação dos ODS e metas da ONU,que devem ser alcançados nos próximos anos.

"Como informei, já estamos trabalhando na qualificação dos servidores da Escola do Legislativo da Alesc para que tenham pleno entendimento dos ODS e das metas da ONU e, dessa forma, possam construir nossos projetos e embasar nossos eventos em conformidade ao que está estabelecido na Agenda 2030", resume Marlene, que durante o evento em Genebra apresentou o projeto Caravana da Inclusão da Mulher na Política, desenvolvido pela Escola e que está alinhado ao 5º ODS, pela igualdade de gênero.

Multiplicar
Na missão de multiplicar os 17 ODS da Agenda 2030 da ONU, ficou estabelecido que até novembro de 2024, 94% das mais de 500 escolas de governo brasileiras deverão ter pelo menos dois servidores capacitados em ODS, 87% terão que fornecer capacitação própria sobre os ODS em seu portfólio de cursos, 65% deverão conseguir classificar seus cursos e ações educacionais segundo os ODS correspondentes e 68% terão que estar aptas a orientar e conduzir as classificações, em ODS, de serviços públicos de outras organizações públicas.

Momento único
Todos esses desafios já foram conhecidos  por Marlene Fengler  ao  participar da 6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), realizada nos dias 14 e 15 de setembro, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra.  Ela comentou que o principal resultado desse evento foi a certeza de que o serviço público não pode ser feito de ilhas.

“Foi uma experiência única. A participação da Escola no evento na ONU foi um momento desafiador e importante pois  promoveu a avaliação, o fortalecimento e a consolidação das escolas legislativas, com a cooperação nacional e internacional. O que mais ouvi foi que o serviço público não pode ser feito de ilhas. O serviço público deve ser feito de forma colaborativa e cooperativa. Essa foi a principal  mensagem para que as escolas consigam promover a consolidação e a implementação dos 17 ODS da agenda 2030 da ONU”, pontuou.

Marlene ainda observa que foi possível entender a importância da escola do Legislativo como agente multiplicador e transformador social.  “Integrante de uma rede fundamental para a implementação dos ODS”, destacou.

Do Brasil, 47 pessoas participaram desse evento em Genebra. De Santa Catarina, além de Marlene, participou da  6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), o  conselheiro do TCE, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.