Escola do Legislativo lança curso de capacitação para cuidadores terapêuticos

15 de julho de 2013

Capacitar cuidadores de pessoas com necessidades especiais, com foco no desenvolvimento de habilidades específicas para o tratamento de diversas enfermidades. Este é o principal objetivo do curso para cuidadores terapêuticos da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O lançamento oficial da capacitação está agendado para esta quarta-feira (17), 19 horas, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa.

Em parceria com o Instituto Guga Kuerten, a Escola do Legislativo vai capacitar um público específico que atua no tratamento direto de pessoas com necessidades especiais. Familiares, técnicos, leigos, terapeutas e voluntários estão entre os alunos da capacitação, que terá 150 horas. As aulas serão realizadas todas as segundas e quartas, das 19 às 22 horas, até o mês de dezembro.

Entre os objetivos da capacitação está o desenvolvimento de uma visão holística do ser humano, observando-se todas as potencialidades e limitações, criando condições para a interação com a sociedade das pessoas com diferentes enfermidades. Dentro da capacitação, haverá ainda oficinas e seminários sobre patologias, como Parkinson, Alzheimer, Transtornos do Espectro Autista, Esquizofrenia e outros.

Mais de 10 especialistas de várias áreas ministrarão as disciplinas do curso. Os temas versam sobre padrões normais do desenvolvimento humano, transtornos psiquiátricos e neurológicos e os respectivos cuidados terapêuticos, envelhecimento digno, nutrição, fonoaudiologia, exercícios físicos, aspectos legais, ética e o relacionamento com a família.

Foram selecionados 60 alunos para a capacitação gratuita da Escola do Legislativo. Mais informações sobre o curso, programa e disciplinas pelo site www.alesc.sc.gov.br/escola.