Escola do Legislativo oferece capacitação em Português às Câmaras do Oeste

10 de outubro de 2013

Quem nunca teve dúvida ao usar um hífen? Estas e outras “armadilhas” da língua portuguesa foram analisadas quinta-feira (10) nas oficinas de Revisão Ortográfica para Redação Oficial e Redação Oficial oferecidas pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira aos servidores e vereadores da Associação das Câmaras do Oeste de Santa Catarina (Acamosc). A professora Norma Andrada da Silva, mestre em Estudos da Tradução, com ênfase em Tradução e Cultura, falou para cerca de 60 pessoas, na sede da entidade, em Chapecó, totalizando oito horas-aula.

Armando Roncaglio, vereador e presidente da Câmara de Xaxim, já está no sétimo mandato, é advogado, foi professor e estudou Grego e Latim, e mesmo assim não perdeu a oportunidade de participar do curso e tirar dúvidas decorrentes, principalmente, da implantação da reforma ortográfica. “Dominar o Português é fundamental. Sem isso, não é possível sequer compreender a Bíblia”, exemplificou Roncaglio.

“O Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde janeiro de 2009, causou polêmica não somente entre gramáticos, escritores e professores de Língua Portuguesa, mas também entre os cidadão comuns que muitas vezes não entendem as mudanças. Indicamos fontes seguras de pesquisas, a exemplo do sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, com milhares de verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações”, explicou Norma.

Eloá Fortes, administradora, assessora da Secretaria de Assistência Social de Chapecó, considerou o curso “excelente para o seu dia-a-dia”. Ela corrige, redige ou encaminha todos os ofícios de seu setor e suas principais dúvidas eram sobre técnicas de Redação Oficial. “A professora esclareceu muita coisa, sobre uso de vocativos, o texto, o fecho correto, etc”, ponderou.

O presidente da Acamosc, Delvino Dall Rosa, vereador de Chapecó, ressaltou o dinamismo da Acamosc, composta por 22 municípios. Segundo ele, a Associação registrou 70% de renovação no Poder Legislativo nas últimas eleições realizadas em 2012. Criada em 1968, a Acamosc é sediada em Chapecó, pólo econômico e cultural da região Oeste, mas também congrega municípios emancipados recentemente como Águas Frias, (Lei estadual nº 8477, de 12 de dezembro de 1991), “e por isso aposta na formação continuada de seus membros”, destacou Dall Rosa.

A formação de agentes públicos e políticos é uma atividade permanente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Este é o terceiro curso dirigido à equipe técnica das Câmaras ministrado este ano. Também são realizados cursos de capacitação oferecidos aos vereadores catarinenses, com a participação de representantes do Ministério Público de SC, Tribunal de Contas do Estado de SC e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.