Escola do Legislativo promove curso de oratória para vereadores mirins

11 de abril de 2013

Sofia Cabral Saqueti tem 13 anos, mora em Florianópolis e estuda no Colégio Santa Catarina. Apesar de muito jovem, Sofia já cumpre seu papel de cidadã participando da Câmara Mirim do Legislativo da Capital. Ao lado de outros 22 adolescentes ela aprende lições de política e cidadania, além de participar de capacitações como o curso de oratória da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, parceira de 52 câmaras de vereadores que desenvolvem o projeto em Santa Catarina.

A estudante resolveu participar da Câmara Mirim para conhecer o trabalho desenvolvido em prol da cidade. E se surpreendeu. “Muitas pessoas dizem que o vereador não faz nada. Mas isso não é verdade. Há muitas coisas a fazer pela cidade”, resume. Ela espera que a sua participação e os novos conhecimentos, como o curso de oratória, façam a diferença em seu futuro. “Sei que estou tendo oportunidades que a maioria não tem. E sei que muitas portas vão se abrir para mim”, acredita Sofia.

A Escola do Legislativo desenvolve o Programa Vereador Mirim desde 2010. O trabalho com os adolescentes é desenvolvido em três eixos: formação continuada, incentivo à criação de novas câmaras mirins e o encontro estadual, que ocorre em outubro, na Capital. Segundo a gestora do projeto, Deise Fátima Menezes, aproximadamente 200 vereadores mirins já passaram por cursos e palestras da Escola.

“Eles saem com outra visão sobre o trabalho e a importância do vereador”, destaca Deise. Os estudantes aprendem lições de política e formação para a cidadania. “Além de participar das sessões nas câmaras de vereadores, eles são estimulados a desenvolverem projetos e a contribuir com o desenvolvimento de suas cidades”, explica.

Conhecimento para a vida
O curso de oratória é um dos destaques do programa de formação continuada para os vereadores mirins. O professor Acácio Moraes Garcia, com 30 anos de experiência, afirma ser a oratória a arte da palavra, e que saber falar em público é decisivo para o desenvolvimento pessoal e importante no mercado de trabalho. “Estes estudantes estão aprendendo a importância do falar em público. Estimulá-los nesta fase da vida pode fazer toda a diferença”, garante Garcia.

A próxima ação da Escola do Legislativo dentro do Programa Vereador Mirim será uma palestra no mês de maio na cidade de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste. O evento reunirá professores e representantes do Legislativo e Executivo local, que serão informados sobre os passos necessários para a implantação do projeto na cidade. “Desde que começamos a mobilização no estado avançamos muito, mas ainda é preciso conscientizar para aumentarmos a participação”, planeja Deise.