Escola do Legislativo promove seminário virtual sobre autismo

5 de abril de 2021

Como está o desenvolvimento do seu filho com autismo nos tempos atuais? Estas e outras questões serão tema de debate nesta terça-feira (6), às 19h, em uma  transmissão ao vivo promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira em sua página do Facebook (/escoladaalesc).

O evento marca a passagem  da Semana Estadual de Estudo e Conscientização sobre o Autismo no Estado de Santa Catarina e conta com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, Associação Catarinense de Autismo (Asca) e Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

Conforme o presidente da Comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), o objetivo do debate é proporcionar um espaço de troca de experiências e informações entre profissionais e especialistas da área.

“O que se quer com essa live é levar informação de qualidade. O conhecimento sobre o tema está em constante mudança, seja na abordagem, no tratamento, ou no diagnóstico. Enfim, sempre há um motivo maior para mergulhar nesse mundo do autismo, cujo símbolo é um lacinho com um quebra-cabeça.”

Conforme a presidente da Asca, Catia Cristiane Purnhagen Franzoi,  que é mãe de um autista e atuará como mediadora entre os palestrantes, o debate é especialmente válido neste momento de pandemia de Covid-19, em que as oportunidades de atualização têm sido escassas.

“A gente passa por esse momento de dificuldades e precisamos dessa união, dessa parceria com profissionais que tenham conhecimento, e que possam, nesse momento, estar auxiliando, diante do que estamos vivendo."

Entre os palestrantes confirmados estão Marcos Petry, autodefensor do autismo, escritor, palestrante e músico; José Raimundo Facion, psicólogo com doutorado no Departamento de Psiquiatria Infantil, diretor do Inapea; e Fernando Calil, terapeuta ocupacional, especialista em Neurologia.

O que é o autismo
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por algumas características fundamentais, como a inabilidade para interagir socialmente, a dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos, e apresentar padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e  apresenta comportamento agressivo e deficiência mental.

 

Serviço:

O quê: “Bate papo com especialistas” sobre autismo.

Quando: terça-feira, dia 06/04, às 19h.

Onde: página do Facebook da Escola do Legislativo.