Escola promove I Congresso Catarinense de Aleitamento Materno

25 de agosto de 2015

A Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e do Núcleo de Promoção e Inclusão Social, promove durante esta terça-feira (25) o I Congresso Catarinense de Aleitamento Materno com o tema "Amamentar hoje é pensar no futuro". O evento reúne no auditório Antonieta de Barros profissionais e gestores de saúde de todo o estado interessados em se atualizar e debater as questões que envolvem a amamentação.

Os assuntos abordados nas palestras vão desde a política nacional voltada ao aleitamento materno, passando pelos benefícios para saúde tanto da criança quanto da mãe, até o relato de iniciativas e as experiências de programas voltados à atenção e promoção da amamentação. O objetivo é enfatizar a influência da alimentação equilibrada e saudável para a saúde e o bem estar em todas as etapas da vida.

A professora Lylian Dalete Araújo, consultora do Ministério da Saúde pela Rede Amamenta Brasil, chamou a atenção para a amamentação como um ato socioculturalmente condicionado. "Desde sempre a cultura, a família e a sociedade interferem no aleitamento materno. É necessário ir além do conhecimento fisiológico". Para a professora, por não ser puramente instintivo, o que ela classificou como um híbrido natureza-cultura, mãe e bebê precisam aprender a amamentar. "Hoje dependemos de profissionais de saúde para instruir", destacou, ao falar da importância da participação destes profissionais na conscientização.

A amamentação é fundamental nos seis primeiros meses de vida do bebê, e é muito importante para a formação da criança até os dois anos de idade. O leite materno alimenta, sacia a sede, possui todos os nutrientes e anticorpos necessários para um desenvolvimento saudável. "Toda mulher produz um leite materno adequado que guarda a memória imunológica da mãe, sendo específico e o mais indicado para a criança", esclareceu Lylian.

O congresso, que também tem o apoio da Secretaria da Saúde, continua à tarde. Na programação, José Martins Filho, presidente da Academia Brasileira de Pediatria, palestra sobre o desmame precoce; o desembargador Amarildo Carlos de Lima aborda os direitos trabalhistas da mulher durante a amamentação; a enfermeira Sonia Silva fala sobre o aconselhamento materno; e os bancos de leite humano são o tema da fala de Maria Beatriz Nascimento, coordenadora técnica do Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, de Joinville. O evento termina com um debate sobre experiências exitosas de aleitamento materno na atenção básica dentro da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB).