Espaço cultural da Escola do Legislativo recebe a exposição Pangeia

3 de junho de 2016

O espaço cultural da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em Florianópolis, permance com a exposição Pangeia, do artista Fernando Weber. A mostra fica aberta a visitação até 1º de julho, na Avenida Hercílio Luz, 870.

O artista apresenta obras criadas a partir de 2008. São 17 trabalhos, entre desenhos em nanquim, fotos, aquarela e colagens de diferentes dimensões com elementos das paisagens urbanas e dos primórdios da terra e da civilização. A observação do surgimento do mundo, da vida e da humanidade estão presentes em todas as obras do artista. No total, estão expostas mais de 30 imagens.

Weber pretende discutir a origem das manifestações artísticas, as relações humanas com a paisagem e as formas de relatar os acontecimentos, que adquirem o caráter de narrativas de viagem. Com imagens que tendem ao movimento, a exposição manifesta o caráter transitório do termo paisagem, tema já pesquisado pelo artista e que desta vez se estende a lugares não mais existentes, como os continentes já separados.

"A temática da paisagem surge como um elemento de observação do espaço urbano, da cidade, dos trânsitos que ali acontecem. As questões envolvendo a natureza, as paisagens, como elas se constroem, como as vemos, tratamos e reagimos a elas são impressas no meu trabalho".

Fernando Weber iniciou seus trabalhos em arte-educação ministrando aulas para crianças e desenvolveu laboratório de criatividade com os pequenos. "É preciso apostar na infância, pois futuramente as crianças são quem cuidarão do nosso planeta. Precisamos estimular essa faixa etária para que possamos ter cidadãos corajosos e que, por meio da arte, desenvolvam sua liberdade e criatividade, tão essenciais para o desenvolvimento humano."

Na Escola do legislativo, Fernando vai monitorar visitas de estudantes das escolas que tiverem interesse em visitar a exposição.

O artista

Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela Udesc e professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Leonardo Da Vince, em Blumenau, o palhocense Fernando Weber tem vem ganhando destaque com seus trabalhos.
Também especializado no público infantil, Fernando recentemente foi premiado pela cidade de Joinville e se prepara para ministrar uma oficina especial de artes para crianças.
O artista desenvolve múltiplas técnicas em seus trabalhos e surpreende com sua montagem no Espaço Cultural da Escola do Legislativo. Ele também é organizador e produtor da feira de arte DUNA, em Florianópolis.

Serviço:

O quê: Exposição Pangeia, de Fernando Weber
Onde: Espaço Cultural da Escola do Legislativo – Avenida Hercílio Luz, 870, centro de Florianópolis.
Quando: de 18 de maio a 7 de julho.
Horário de visitação: De segunda a sexta, das 7 horas às 19 horas.