Estágio Visita recebe 80 universitários na Alesc

13 de maio de 2025

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza, até o dia 15 deste mês, a 9ª edição do programa Estágio Visita. Ao todo, 80 estudantes universitários de diversas regiões do estado participam das atividades programadas no Parlamento Catarinense para que conheçam melhor as funções de um deputado estadual. A cerimônia de abertura, seguida de aula inaugural, aconteceu nesta segunda-feira (12), no Plenarinho.

Os estudantes, provenientes de 42 municípios do estado, irão passar quatro dias no Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa, conhecendo melhor o cotidiano do Parlamento e a representação política dos catarinenses na Alesc.

A abertura do programa contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo, Roberto Eduardo Lamari. Na ocasião, ele destacou a importância de incluir os jovens no sistema político nacional.

“É importante trazer jovens para dentro do Parlamento para que eles tenham o conhecimento do que aqui se produz, se faz, ter contato com o deputado, que a gente chama de educação legislativa.  Temos uma carência muito grande de lideranças. Isso está muito evidente quando olhamos o cenário atual do Brasil e precisamos criar uma nova massa crítica, novos jovens que se interessem pela política, pela educação, pela cidadania, pela politização, não a partidarização. Por conhecer sobre participação política, os conceitos de democracia.”

Por sua vez, o diretor da Escola do Legislativo da Alesc, Alexandre Fagundes, falou do objetivo do programa Estágio Visita, de reforçar entre os jovens conceitos como a democracia e cidadania.

“A Escola do Legislativo tem uma trilha dentro do Núcleo de Educação para a Democracia, onde temos outros programas, como o Vereador Mirim e o Parlamento Jovem. E o Estágio Visita é o mundo acadêmico. Então, a gente atinge essa trilha no ambiente escolar de crianças, adolescentes e aí os nossos adultos que já estão na vida acadêmica. A importância disso é que a gente aproxima o Parlamento da sociedade catarinense, fomentando a democracia e exercitando a cidadania dos nossos jovens.”

Durante o Estágio Visita, os estudantes entram em contato com os deputados, acompanham as sessões no plenário e as reuniões das comissões. Pela primeira vez o programa atingiu o número máximo de participantes definido pela Escola do Legislativo. Eles são indicados pelos gabinetes dos parlamentares e a Alesc subsidia os custos durante a estadia na Capital.

A maioria dos inscritos é formada por estudantes de Direito, interessados em uma maior interação e conhecimento do Direito Legislativo, mas entre os participantes há universitários de várias áreas do meio acadêmico. Todos chegam aqui com muita expectativa.

Este é o caso de João Augusto de Jesus, estudante de Administração Pública da Udesc, de Balneário Camboriú.

“Este é um grande programa para os jovens catarinenses, para a juventude que está vindo, o futuro do nosso estado de Santa Catarina. Então, eu vejo que esse programa é muito especial, muito importante para a formação dos nossos jovens de hoje. Eu já fui presidente de grêmio estudantil no ano passado, na Escola de Educação Básica Adelaide Konder, no município de Navegantes, então eu sempre me interessei nessa área política e um dia quem sabe estarei aqui como deputado.”

Já Mariana Ferreira Martins, estudante de Jornalismo Unesc, de Criciúma, procurou participar do Estágio Visita por já ter tido uma boa experiência com os programas desenvolvidos pela Escola do Legislativo da Alesc.

“Eu já participei do Parlamento Jovem na 30ª edição, então eu já conheci um pouco da Alesc e estar aqui novamente vai agregar muitas coisas na minha vida, porque eu acho que a política é um lugar onde tem que inserir jovens, porque os jovens são o nosso futuro.”

Logo depois da abertura, realizada no Plenarinho, os universitários acompanharam a aula inaugural intitulada “A Paz nas Instituições de Ensino”. A ministrante foi a gerente de Desenvolvimento e Extensão da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, Regina Panceri, que também atua no Integra, o Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas, coordenado pela Alesc.

O tema da aula foi escolhido para reavivar o debate que teve início após os ataques em creches do estado que resultaram na morte de alunos e professoras. O objetivo é ampliar a atenção dos acadêmicos sobre a questão da segurança e do combate à violência nos ambientes de ensino.

“Como que a gente reverte esse processo? Investindo justamente nas questões que vinculam a paz nas escolas. E a universidade tem um papel fundamental, porque ela forma profissionais de diferentes áreas que, além de também muitas vezes estarem sujeitos a violências, são profissionais que podem, na medida em que eles têm esse conhecimento, passar a observar e na sua atuação profissional também serem mais protagonistas para que a gente possa reverter esse processo”, disse a gestora.

Além de conhecer melhor as atividades legislativas, ao longo da semana os estudantes também deverão participar de uma mesa-redonda com deputados, aula e oficina para elaboração de projetos de lei, entre outras atividades. a programação encerra na quinta-feira à tarde.

Com informações de Maria Helena Saris.