Estudantes de oito municípios terão uma semana de debates e de formação no Parlamento Jovem

24 de novembro de 2023

Dezesseis iniciativas, entre Projetos de Lei, indicações e um pedido de informação serão apresentadas e debatidas pelos 40 estudantes de Ensino Médio, de oito municípios catarinenses, que participarão da 31ª edição do Parlamento Jovem, a partir de segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A abertura oficial do evento será às 14 horas, no Plenário da Alesc.

Uma das proposições sugere a alteração da Lei 12.282, de 2002, que “dispõe sobre o fornecimento de alimentos orgânicos na alimentação escolar nas unidades educacionais do Estado de Santa Catarina”, com a finalidade de prever que 10% dos alimentos destinados à alimentação escolar sejam disponibilizados pela agricultura familiar. Outra proposta a ser debatida pelos jovens deputados é para que seja instituído o Programa de Conscientização sobre a Separação de Resíduos Sólidos nas unidades escolares da rede pública estadual de educação.

O Programa Parlamento Jovem, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, foi criado há 18 anos e desde então contabiliza 48 proposições transformadas em lei, além de várias ainda em tramitação na Alesc. Desenvolvido pelo Núcleo de Educação para a Democracia da Escola da Alesc, o programa possibilita que jovens de escolas públicas e privadas conheçam o funcionamento do parlamento estadual e vivenciem a rotina de atividades de um parlamentar.

Durante toda a semana, a partir de segunda-feira, eles vão atuar como deputados jovens, participando de oficinas e palestras voltadas a temas como a elaboração de projetos de lei, participação de jovens e de mulheres na política, entre outros. Também farão debates sobre as proposições que elaboraram durante a formação neste ano e que irão à votação em uma sessão plenária na tarde de quinta-feira (30), quando se encerra o evento. Na programação estão previstas, ainda, acompanhamento de uma sessão do Plenário e visitas aos gabinetes dos deputados e à Presidência da Casa.

A diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, ressalta que um dos objetivos do programa é aproximar o Legislativo estadual dos jovens e promover a educação para a cidadania. “Saber que a Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo, promove uma transformação nos jovens estudantes, faz com que a gente sinta uma sensação de dever cumprido, pois estamos buscando a aproximação da sociedade com o Legislativo e queremos que os jovens se interessem pela política, que façam a sua parte, participando e transformando aquilo que entendam que deva ser melhorado.”

Dessa edição participam escolas dos municípios de Maracajá, Lages, Mafra, Guabiruba, São José, Curitibanos, Guaramirim e São Miguel do Oeste.

27/11

08:00     Oficina – O que é Oratória?  Com LEONARDO AMES
10:00     Coffee break
10:15     Oficina – O que é Oratória?   Com  LEONARDO AMES