Estudantes tomam posse na 24ª edição do Parlamento Jovem

2 de julho de 2018

Teve início na tarde desta segunda-feira (2) a 24ª edição do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento, que reúne 40 estudantes até a próxima sexta-feira (6), terá palestras, oficinas, mesas redondas e a participação dos jovens nas atividades da Casa.

Composto por estudantes de ensino médio, com idades entre 14 e 21 anos de oito escolas de diferentes regiões do estado, o Parlamento Jovem é anualmente promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Ao longo desta semana, os jovens terão a oportunidade de vivenciar a rotina dos deputados, participando de comissões, sessões plenárias e demais atividades da Casa.

“Estamos há 12 anos, por meio da Escola do Legislativo, promovendo o Parlamento Jovem que, além de fazer a integração dos jovens das escolas para conhecerem o parlamento, aprender a proposição de leis, indicações, requerimentos, também faz com que isso se transforme em políticas publicas. De todas as propostas já apresentadas, mais de 30 já viraram lei do parlamento indicadas e aceitas por um deputado que se transformaram em lei. Essa é a grande prova do resultado do trabalho dessa juventude que está aqui”, destaca o coordenador da Escola, Américo Nascimento.

Na abertura do evento, os estudantes tomaram posse, fizeram o juramento e assinaram o termo de compromisso com o parlamento.

Após as formalidades, os jovens acompanharam a palestra do estudante Iago Pontes Gomes Nascimento, que participou do programa em 2015 e falou sobre “as múltiplas facetas do protagonismo juvenil”.

“Quero aprender mais sobre como as leis são formadas para ter maior conscientização de quem eu vou escolher pra colocar aqui, porque eu já tenho mais de 16 anos e já posso votar, então acredito que é muito importante essa conscientização e aprendizado”, disse a estudante Maria Clara da Costa, de 17 anos, do Colégio Adventista de Florianópolis.

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência Alesc