Há dois anos, SC perdia Lício Mauro da Silveira

15 de outubro de 2012

Há dois anos, Santa Catarina perdia o deputado estadual Lício Mauro da Silveira. Ele morreu aos 67 anos, em 15 de outubro de 2010, dias após ter conquistado a reeleição para mais um mandato na Assembleia Legislativa.
Lício foi deputado por quatro vezes. Nascido em Joinville, formou-se em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor na antiga Escola Técnica Federal e, em 1982, iniciou a vida política, ao ser nomeado diretor da Celesc, cargo no qual permaneceu até 1986. No comando da companhia, instituiu a tarifa social, beneficiando as famílias de baixa renda.
Em 1986, concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados e ficou com a primeira suplência. De 1991 a 1994 foi presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Deixou a estatal para se candidatar a deputado estadual, em 1994. Foi eleito com a terceira maior votação daquela eleição.
Na Assembleia, como representante dos eletricitários, destacou-se pela defesa das empresas públicas, dos servidores e por ser contra as privatizações. Reelegeu-se em 1998 e 2002 para o Parlamento estadual. Em 2006, ficou como suplente, mas retornou em 2009 com a eleição de Jandir Bellini para a Prefeitura de Itajaí, em 2008.
Em 2010, conquistou um novo mandato, eleito com 25.814 votos pelo PP. Na noite de 15 de outubro de 2010, estava em Curitiba (PR) quando sofreu um infarto fulminante e morreu. Seu corpo foi trazido para Florianópolis, velado no Plenário da Assembleia Legislativa e sepultado no Cemitério Jardim da Paz, na Capital.
Lício recebeu várias homenagens de políticos, autoridades e dos eleitores. Na Assembleia, passou a dar nome à Escola do Legislativo de Santa Catarina. Em novembro de 2010, o Parlamento realizou sessão especial em sua homenagem.  (Marcelo Espinoza)