Itajaí recebe seminário regional de formação de vereadores mirins

27 de março de 2023

Cerca de 100 estudantes do Litoral Norte do estado reuniram-se nesta segunda-feira (27), na Câmara de Vereadores de Itajaí, para participar da primeira edição do seminário regional de formação do Programa de Vereadores Mirins. O objetivo do programa, desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com as câmaras municipais, é levar aos jovens noções sobre cidadania e sobre o funcionamento do Poder Legislativo.

Durante manhã e tarde, foram promovidas palestras com professores e especialistas, abordando temas como o papel do vereador, a Constituição Federal e o Poder Legislativo, argumentação e oratória. A coordenadora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, também fez um relato sobre a sua experiência como ex-deputada estadual e sobre a inserção do jovem na política, na qual destacou a importância dos seminários promovidos pela Alesc.

“Eu considero este um dos melhores programas da Assembleia Legislativa e penso que devamos tentar levá-lo para o maior número possível de municípios para que mais crianças possam ter acesso a essa formação e comecem, desde a base, a entender o que é democracia e o que é ser um cidadão. Que isso não implica só em direitos, mas também em deveres. Que não adianta ficar só reclamando e que mais importante e efetivo do que isso, é participar.”

Entre os participantes, o estudante Cassiano Ricardo Schoffen, 14 anos, vereador mirim de Itapema, afirmou que tanto o meio escolar quanto as redes sociais têm contribuído para que os jovens tomem um contato maior com a situação dos seus municípios e do país, e que muitos manifestam interesse em contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Ele qualificou o seminário como uma oportunidade para que o jovem possa adquirir o conhecimento de que necessita para ingressar no sistema político.

“Acho muito importante o projeto vereador mirim, principalmente para o conhecimento da política por parte de crianças e adolescentes e até para formar políticos com mais conhecimento para que possam realmente ajudar a nossa sociedade no futuro”, disse Cassiano.

Ciclo de seminários
O seminário regional de formação do Programa de Vereadores Mirins em Itajaí integra um ciclo de oito eventos, que serão realizados por todas as regiões do estado, envolvendo mais de 30 municípios. Conforme a gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola da Alesc, Léa Medeiros, as próximas etapas serão em Joinville, Gaspar, Itapiranga, São Lourenço do Oeste, Rio Negrinho, Paulo Lopes e Zórtea.

Ainda de acordo com a gestora, o planejamento também inclui a realização de um grande encontro de vereadores mirins na Assembleia Legislativa. “Em outubro, com o término de todas as etapas de formação do programa, será realizado em Florianópolis o 12º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, com previsão de reunir mais de mil estudantes nas dependências do Palácio Barriga Verde, representantes de quase 100 câmaras municipais.