Legislativo homenageia participantes de 1º Hackathon Cívico

14 de dezembro de 2018

A Assembleia Legislativa homenageou na noite desta quinta-feira (13) os estudantes universitários que participaram do primeiro Hackathon Cívico (uma espécie de maratona de ideias), promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira em junho e julho deste ano. O ato solene ocorreu no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na sede do Parlamento estadual.

“É uma singela homenagem para ficar demarcado o início de uma caminhada junto com os universitários do estado, tínhamos o objetivo de atingir o público universitário com uma linguagem jovem, com uso de tecnologias, mas que também tivesse relação direta com demandas sociais e pudesse auxiliar os parlamentares com soluções”, afirmou Lea Medeiros Cardoso, coordenadora do Núcleo de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo.

Joanna Daudt, aluna de Administração Pública da Esag/Udesc, agradeceu a iniciativa do Legislativo barriga-verde.

“O primeiro Hackathon reuniu diversas pessoas num final de semana, nos reunimos em grupos, compartilhamos ideias, recebemos ajuda de mentores para estruturar as propostas, renovando nossas esperanças em uma gestão pública eficiente. Agradeço de coração a oportunidade proporcionada pela Escola do Legislativo”, declarou Joanna.

Vinicius Zunino, do grupo Politize, que ofereceu mentoria aos estudantes, elogiou a Escola do Legislativo e os participantes do evento, interessados em mudar a realidade do país.

“Nosso objetivo é transformar o Brasil em uma democracia plena, não estamos apenas discutindo, mas colocando a mão na massa, lidando com os usuários e pensando em como mudar. Não vamos resolver problemas antigos com soluções antigas, mas com soluções novas. Se a gente quer a mudança, a gente tem de fazer parte da mudança”, defendeu Zunino.

Maratona de ideias
No 1º Hackathon Cívico da Assembleia Legislativa os estudantes apresentaram propostas viáveis e inovadoras para problemas reais nas áreas de saúde, educação e segurança, usando recursos de tecnologia, design e jogos.

A maratona de debates e ideias aconteceu entre os dias 29 de junho e 1º de julho, no Palácio Barriga-Verde e na sede da Escola do Legislativo, em Florianópolis. No mês passado, a iniciativa recebeu o Prêmio Comunidade 2018, concedido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).

Homenagem aos autores dos projetos venecedores

Paloma de Freitas Cruz, idealizadora do projeto Saúde Mais

Joanna Daudt, idealizadora do projeto Saúde Mais

Iara Maria Machado Lopes, idealizadora do projeto Democracia na Estrada