Mais três monografias do curso de pós-graduação são apresentadas

2 de agosto de 2013

Mais três monografias de conclusão do curso de Pós-Graduação em Poder Legislativo e Cidadania, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, foram apresentados na tarde desta sexta-feira (2). Direcionado aos servidores de casas legislativas, o curso possui carga horária de 360 horas de aulas presenciais, desenvolvidas no período máximo de 18 meses.

Os trabalhos desta tarde trataram da participação da mulher na vida político-partidária, da importância da educação política e da proposta de uma maior aproximação entre o cidadão e o Poder Legislativo de Imbituba. As monografias foram elaboradas e apresentadas pelas alunas Marianne Tillmann, Deyse Ferreira e Tatiane de Bona, respectivamente.

O professor Fernando Souza Coelho, orientador dos trabalhos, elogiou a qualidade das monografias apresentadas e destacou a importância da Escola do Legislativo na disseminação do conhecimento sobre o Poder Legislativo e para o fortalecimento da democracia.

Presença feminina
A participação da mulher na política foi tema do trabalho da academia Marianne Tillmann. O fato de estar ligada ao segmento feminino do Partido Progressista (PP) em Santa Catarina a motivou a tratar do assunto. Na exposição, ela fez um resgate histórico da participação feminina na vida político-partidária brasileira e apontou os desafios para ampliar essa presença.

“A eleição de uma mulher para a Presidência da República aumentou um pouco essa participação, mas ainda a muito a evoluir. O Brasil é só o 110º no ranking internacional de presença feminina no Legislativo federal”, afirma a acadêmica. Para ela, questões culturais ainda impedem que essa participação seja maior. “É preciso que dentro dos partidos políticos já haja condições para que as mulheres possam competir em condições de igualdade com os homens”.

Educação
Com o título “Educação Política: Um Olhar sobre a Importância da Educação Política para o Aprimoramento Qualitativo da Democracia”, a monografia da pós-graduanda Deyse Ferreira tratou da maneira como o cidadão comum vê e entende a política e como a educação nessa área pode fortalecer a democracia. O interesse pelo tema surgiu assim que ela ingressou no quadro de servidores da Assembleia Legislativa.

“O entendimento que eu tinha de política é aquele do senso comum. Como os cidadãos comuns eu tinha muitas dúvidas. Meu trabalho procurou encontrar respostas para essas dúvidas”, afirmou. Deyse destacou que a educação política praticamente não é abordada no ensino formal e fica restrita a iniciativas como a Escola do Legislativo. “Essa educação ajudaria as pessoas a entenderem, por exemplo, a importância do Parlamento para a democracia do país e como a força que esse Poder tem pode ser aproveitada pelo cidadão”.

A última apresentação da tarde foi da assessora da Câmara de Vereadores de Imbituba, Tatiane de Bona. Sua monografia teve como título “O Poder Legislativo mais Próximo do Cidadão: Uma Proposta para a Câmara de Vereadores de Imbituba”.