Matrículas no EaD da Escola do Legislativo superam expectativas

23 de fevereiro de 2018

O número de inscrições nos cursos on-line oferecidos pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira superou as expectativas dos responsáveis pelo braço pedagógico da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em cinco meses de atuação, o ensino a distância (EaD) registrou mais de 13 mil inscrições. A meta inicial era de 2 mil inscritos.

Conforme o Núcleo de Ensino a Distância da Escola do Legislativo, o site no qual são disponibilizados os cursos já registrou 8,4 mil alunos cadastrados de todo o país. Eles foram responsáveis por 13.038 inscrições até esta semana. Só em fevereiro, os 20 cursos oferecidos registraram 5.474 inscritos.

A plataforma EaD foi lançada em setembro do ano passado. De acordo com a coordenadora da Escola, Marlene Fengler, o objetivo principal de levar os cursos para o maior número de pessoas fora do ambiente legislativo também foi superado, pois 61% dos inscritos não são servidores da Alesc ou de câmaras municipais.

“São cursos que podem ser feitos por qualquer pessoa, não apenas servidores públicos”, afirma Marlene. “Quando lançamos o ensino a distância, nosso objetivo foi permitir que qualquer cidadão em Santa Catarina e até de outros estados pudesse ter acesso a cursos gratuitos. E isso foi superado.”

Para 2018, a meta do Núcleo de EaD é oferecer on-line cursos que atualmente são realizados pela Escola do Legislativo apenas na modalidade presencial. Alguns deles têm bastante procura, como os cursos para cerimonial e legística (produção de leis), entre outros.

“Nossa opção de disponibilizar os cursos a distância e gratuitos demonstra que a Assembleia também está preocupada em oferecer bons serviços à sociedade”, comenta a coordenadora. “O EaD é uma forma mais fácil, barata e ágil de permitir que um maior número de pessoas possa acessar os cursos.”

Saiba mais
As inscrições para os cursos on-line oferecidos pela Escola do Legislativo estão abertas sempre na primeira semana de cada mês, pelo site ead.escola.alesc.sc.gov.br.

Confira a relação de cursos disponíveis (TODOS SÃO GRATUITOS):

Curso

Carga horária

Duração

Administração de Conflitos

40 horas

30 dias

Administração do Tempo

20 horas

15 dias

Ambiente Virtual Moodle para Ministrantes

40 horas

30 dias

Análise e Melhoria de Processo

40 horas

30 dias

Controles da Administração Pública

40 horas

30 dias

Desenvolvimento de Gestores Públicos

40 horas

30 dias

Elaboração de Termo de Referência, Editais e Contratos

40 horas

30 dias

Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional

40 horas

30 dias

Gestão de Contratos

40 horas

30 dias

Gestão por Competências

40 horas

30 dias

Gestão de Projetos

60 horas

45 dias

Licitação

40 horas

30 dias

Noções de Direito Administrativo I

40 horas

30 dias

Noções de Direito Administrativo II

40 horas

30 dias

Noções de Liderança

40 horas

30 dias

Orçamento e Planejamento Público

40 horas

30 dias

Planejamento Estratégico

40 horas

30 dias

Políticas Públicas e Indicadores Sociais

40 horas

30 dias

Qualidade no Atendimento

20 horas

15 dias

Redação Oficial

60 horas

45 dias