Noroeste do Estado recebe curso da Escola do Legislativo

22 de agosto de 2013

A câmara municipal de São Lourenço do Oeste, a 600 quilômetros de Florianópolis, sedia, dias 22 e 23, mais um curso de capacitação para vereadores, assessores e servidores oferecido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O seminário aborda desde oratória até o relacionamento das câmaras com os órgãos de controle por intermédio de mesas redondas com representantes do Tribunal de Contas, Ministério Público e Assembleia Legislativa. Nesta edição, dirigida à Associação de Câmaras Municipais do Noroeste Catarinense (Acanor), o diferencial foi a participação dos vereadores mirins de dois municípios e também de estudantes do curso de Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Com cerca de 22 mil habitantes, segundo o Censo 2010, São Lourenço do Oeste, sede da Acanor, é uma cidade pacata, segura e cercada de verde. Neste cenário bucólico estão instaladas grandes indústrias com ênfase para o ramo alimentício, como a Parati Alimentos e a Nutrisul, do Grupo Casaredo, que garantem índices de desenvolvimento crescentes para a região. Os demais municípios da Associação do Noroeste, localizados em distâncias da sede que variam entre 18 e 40 quilômetros, compartilham este clima de prosperidade: São Domingos, São Bernardino, Galvão, Novo Horizonte, Jupiá, Santiago do Sul, Campo Erê, Coronel Martins, Quilombo e Irati.

A estabilidade não impediu que o Legislativo da Acanor acompanhasse o índice de renovação do Estado que beira os 70%, de acordo com o presidente do Parlamento de São Lourenço do Oeste, Walmor José Pedessertti (PMDB). Dos nove legisladores da vizinha Jupiá, por exemplo, apenas dois conseguiram a reeleição. Um deles é o presidente da Acanor, Bolivar Turmin (PP), que, baseado nestes dados, destaca a responsabilidade da entidade em informar os novos colegas. “Incentivo estes cursos porque eles trazem especialistas da Capital em prol de 99 parlamentares de 11municípios”, diz. Esta é a expectativa de Alex Cleidir Tardetti (PMDB) e Marlice Villani Perozoli (PMDB), estreantes no parlamento de São Lourenço do Oeste. Eles gostariam de subsídios para tratar de assuntos cotidianos, desde ordenação de despesas até a determinação dos subsídios dos próprios parlamentares.

O professor Sílvio Luzardo, escritor e jornalista, que ministrou a oficina de comunicação e oratória, definiu como uma “agradável surpresa” a participação de vereadores mirins. Para Shelly Villanova Bastezin, 13 anos, no nono ano do ensino fundamental, parlamentar de São Lourenço do Oeste, o envolvimento com a política foi a melhor experiência de sua vida. “Descobri minha vocação”, comenta. Representante de Jupiá, Miria Gomes dos Santos,16 anos, segundo ano do ensino médio, revela que gostou do curso porque é mais uma oportunidade de conhecer melhor a política”. O mais novato, Mateus Delaiti Locatelli, 10 anos, que também integra a comitiva da cidade vizinha, acha fundamental participar de eventos do gênero. Ele acredita que para ser um bom político precisa de “dedicação e participação”.

Palestrantes
O seminário, que acontece hoje e amanhã no Noroeste catarinense, contou com dois novos palestrantes, o promotor do Ministério Público, Eraldo Antunes, e Álvaro Loro, formado em História e especialista em palestras motivacionais desde 1996. Ao lado do jornalista e escritor Sílvio Luzardo e do servidor do Tribunal de Contas, Evândio Souza, eles abordaram temas do dia a dia dos vereadores. A legalidade de diárias, a posição dos órgãos reguladores diante de  improbidades e até mesmo a reafirmação de princípios básicos da administração pública como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência foram debatidos. O curso continua sexta-feira (23) com palestra do consultor legislativo Armando Agostini.