Parlamento promove seminário “Vício em tecnologia: o que você tem a ver com isso?”

16 de março de 2024

 

Um dos maiores desafios da sociedade atual, o uso excessivo de tecnologia, principalmente, entre crianças e jovens, domina o debate do seminário online "Vício em tecnologia: o que você tem a ver com isso?", promovido pelo Parlamento catarinense, através da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira em parceria com o Movimento Slowphone, nesta terça-feira (19), entre 19h e 21h, com transmissão ao vivo pelos canais de youtube da Alesc e do Slowphone.

O evento, que vai reunir especialistas das áreas da saúde e da educação que atuam no atendimento a crianças e adolescentes afetadas pelo excesso de telas, busca conscientizar e emitir alertas importantes para a sociedade como um todo, avalia a diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, que destaca que essa preocupação norteia a pauta do Parlamento catarinense desde 2019. Afinal, foi de sua autoria o projeto que instituiu a Semana de Conscientização, Orientação, Prevenção e Combate à Dependência Tecnológica.

Lei Estadual
"Santa Catarina saiu à frente ao instituir a Semana de Conscientização, Orientação, Prevenção e Combate à Dependência Tecnológica visando chamar a atenção sobre essa pauta”, afirmou Marlene Fengler, ressaltando que sempre na terceira semana de março o Parlamento promove esse debate levando luz ao tema junto a sociedade.

Marlene Fengler observa que em 2023 houve um avanço muito importante em relação a esse assunto. “Essa pauta foi debatida no evento que reuniu mais de mil vereadores mirins em Santa Catarina, que é o público que mais utiliza essas ferramentas, que são as crianças e os jovens”, avaliou. “De concreto, foram apresentados ao presidente da Assembleia, deputado Mauro De Nadal, alguns caminhos para conscientizar a sociedade a respeito desse tema”, pontuou. Ela acredita que é um trabalho efetivo de conscientização que tem que envolver todos: família, escola e sociedade como um todo.

Vício
A diretora chama atenção para o fato da Organização Mundial de Saúde (OMS) já ter inserido o vício em games na lista das doenças classificadas como distúrbios mentais.

Outro dado importante divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância ( Unicef) revelou que um terço dos usuários de internet no mundo eram crianças e adolescentes.

No Brasil, 95% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos usam a internet, de acordo com uma pesquisa de 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). Das crianças acima de 10 anos, 58% utilizam smartphones por mais de 3 horas por dia e 41% dos bebês de zero a três anos também têm acesso a celulares.

"Esses são alguns dados que serão apresentados durante o seminário", informa Marlene Fengler, convidando os catarinenses que participem desse evento.

Especialistas   
Entre os especialistas, presenças dos psicólogos Cristiano Nabuco e Roseane Bernardtt. Confirmada ainda a presença da conselheira do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, Catarina Marques e da pedagoga  Márcia Fiates.

A ex-deputada estadual, autora da lei que cria a Semana Catarinense de Conscientização e Combate à Dependência Tecnológica e atual diretora da Escola do Legislativo da Alesc,  Marlene Fengler, também estará presente. Uma novidade é a participação de estudantes de Ensino Médio de Xaxim, que criaram o Projeto Turn off para conscientizar a população sobre o uso excessivo de tecnologias.