Planalto Serrano tem alto índice de renovação e solicita capacitação

2 de outubro de 2013

Falar em público. Essa simples ideia angustia um grande número de pessoas, inclusive aquelas que precisam passar por esta experiência no seu cotidiano, a exemplo dos políticos. Com o objetivo de tornar esta experiência mais fácil e eficiente, a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira realizou a oficina Tópicos de Comunicação direcionada a parlamentares, assessores e servidores da União das Câmaras de Vereadores da Região Serrana (Uveres). A associação reúne 21 municípios, 201 parlamentares e registrou índice de renovação de 60%, nas eleições de 2010, de acordo com seu presidente, o vereador de Bom Jardim da Serra, Ariovaldo Machado (PP). O curso foi ministrado na cidade de Otacílio Costa durante toda a quarta-feira (2).

O presidente do Parlamento otaciliense, vereador Wanderlei de Liz (PP), diz que Otacílio Costa, sede do curso, confirma a tendência de mudança da região. “Dos atuais 11 vereadores da cidade, nove foram eleitos pela primeira vez, e eu sou um deles”, contou. O motivo desta renovação, de acordo com de Liz, é a exigência cada vez maior dos eleitores. Outro estreante, o vereador Luiz Carlos Barbosa (PSD) ressaltou a importância do aprendizado. “A maioria entra cru. Se fomos eleitos, precisamos honrar esta responsabilidade e buscar conhecimento para desempenhar nossa função com dignidade”, analisou.

O parlamentar Lindomar Alves de Souza (PSDB), que também faz parte da renovação, afirmou que o eleitor apostou em um novo modelo de legislador, aquele com competência e preparo para representar o povo. Essa conclusão é compartilhada pelos dois únicos reeleitos no município, presentes ao curso. A vereadora Salete de Liz Ferreira (PMDB), já em seu quarto mandado, sentenciou: “O tempo do tapinha nas costas, amém e ganhou o voto, acabou. O povo quer resultados”. O parlamentar Leonir Ribeiro Silva (PSD), além de ter sido reeleito, foi o mais votado em 2010. Ele garantiu que sua receita de sucesso é a dedicação ao mandato e a humildade para estudar sempre. “Já fiz vários cursos e agora estou aqui para aprender um pouco mais”, revelou.

Outro participante do curso, o vice-prefeito de Otacílio Costa, Silvano Cardoso Antunes (PSDB), contou que é formado em Direito e acredita que passou no primeiro curso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) “porque sempre participou das atividades da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira”. Ex-vereador por dois mandatos, Antunes, que agora responde pelo Poder Executivo, ressaltou a responsabilidade de administrar a segunda cidade que mais cresce em Santa Catarina, atrás apenas do município de Palhoça.

Antunes descreveu Otacílio Costa, detentora do maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Planalto Serrano, emancipada pela Lei 6.059, de 10 de maio de 1982, como uma cidade próspera, com a economia sustentada na indústria papeleira, baseada na produção de celulose e embalagens e de extensas florestas das espécies pinus elliiotti e eucalyptus.“Este crescimento é um orgulho, mas também é uma preocupação porque os otacilienses que foram para os centros maiores em busca de oportunidades agora retornam e isso aumenta o nosso custo social”, ponderou.

Palestrante
Com 20 anos de experiências em capacitação de recursos humanos, o professor Sílvio Luzardo, que ministrou a oficina Tópicos de Comunicação, tem três livros publicados: O Exército e a Abolição da Escravatura, Meu Cliente, Meu Amigo e Eu falando em público?. Seus vídeos no You Tube já alcançaram mais de um milhão e cem mil visualizações e seu recém lançado blog MICO NUNCA MAIS! (miconuncamais.blogspot.com) teve cerca de 250 mil acessos. Essa procura, segundo ele, justifica-se porque “atualmente a oratória não é mais uma arte e sim uma competência que não é incentivada nas escolas”.