Programa Vereador Mirim incentiva a participação de jovens na política

5 de abril de 2019

Estudantes do Ensino Fundamental participaram de mais uma etapa do projeto Vereador Mirim, realizado na Câmara Municipal de São João Batista, nesta quinta-feira (4). Foram 35 alunos de escolas de São João Batista, Nova Trento e Canelinha, acompanhados de professores, que tiveram oportunidade de conhecer e debater o funcionamento do Poder Legislativo.

O Programa Vereador Mirim, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com as Câmaras Municipais, visa contribuir na formação política dos estudantes e tornar conhecidas e acessíveis a eles as funções, as atribuições e as atividades desenvolvidas pelo Parlamento.

Durante todo o dia eles são estimulados a refletir sobre a importância da participação política e sobre o papel do Poder Legislativo na sociedade democrática. Dividido em três momentos, o evento abordou temas como: o Papel do Vereador; Você e o Poder Legislativo e Argumentação e Oratória.

A presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), participou do encontro e conversou com os estudantes. Disse que estava feliz em ver tantas crianças e adolescentes dispostos a entenderem como funcionam as Câmaras Municipais e o Legislativo estadual. "Todas as pessoas que hoje estão no cenário político foram estudantes como vocês. Mas quando vocês chegarem lá, estarão muito mais informados, mais preparados e farão melhor."

Marlene ressaltou também o fato de a maior parte do grupo ser formado por meninas, destacando que elas estarão ainda mais preparadas, quando adultas, na disputa por cargos eletivos, porque desde já mostram interesse em entender como funcionam os poderes. Lembrou que apesar da maior parte da população e do eleitorado brasileiro ser de mulheres, ainda é baixa a representatividade feminina no cenário político. Observou que entre os 40 parlamentares eleitos na Assembleia Legislativa, apenas cinco são mulheres.

A parlamentar disse ainda aos estudantes que é fundamental a participação das pessoas no processo político e que "ficar parado, reclamando, não vai mudar nada." Também reforçou que "as transformações só acontecem na nossa sociedade quando a gente faz parte dela, quando a gente participa do processo de mudança."

Também palestraram no evento a gestora do Núcleo de Educação para a Democracia, Lea Medeiros, o doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, Ricardo Duwe, e o professor Luciano Daudt da Rocha.

Lea observou que a iniciativa busca incentivar a participação política da juventude. “Temos que falar de política nas escolas com os jovens para desconstruir a visão negativa sobre ela. Se não os estimularmos a conhecer como funciona o Legislativo por dentro e saber como podem atuar de forma diferente, não vamos ter perspectiva pela frente.” Ela lembrou que em setembro será realizado o encontro estadual de vereadores mirins e a previsão é que participem cerca de 400 estudantes de pelo menos dez Câmaras Mirins catarinenses.

Já o palestrante Ricardo Duwe ressaltou a importância de os estudantes entenderem como funciona tanto a democracia representativa, quando se elege alguém como representante, quanto a direta, quando o próprio cidadão busca o atendimento de suas demandas. Na opinião dele, esse conhecimento afetará a realidade dos estudantes e a forma como eles poderão se inserir politicamente na sociedade. "E com isso ser cidadãos mais ativos no cotidiano. É um conhecimento para o resto da vida deles", sintetizou o professor.