Projeto da Escola do Legislativo usa música para ensinar direitos da criança

22 de agosto de 2014

Com a proposta de apresentar ao público infantil o conteúdo da Declaração Universal dos Direitos da Criança por meio da música, a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira desenvolveu uma atividade especial que integra o projeto Escola Cidadã. A primeira apresentação da "Música da escola: todas as crianças têm os seus direitos" ocorreu nesta sexta-feira (22), na E.B.M. Professora Herondina Medeiros Zeferino, no bairro Ingleses, em Florianópolis. Cerca de 200 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental participaram da atividade.

O professor de música Jackson Cardoso mostra às crianças canções de sua autoria que abordam, por exemplo, o direito à moradia, assistência médica, alimentação, educação, lazer. "O objetivo é levar esse conhecimento para a criançada das escolas públicas. A conscientização permite que eles aproveitem a infância na sua plenitude e sejam adultos melhores. É um trabalho interessante e gratificante", destacou.

Os estudantes recebem um CD com as canções compostas por Cardoso e uma apostila com as letras das músicas e sugestões de atividades que os professores podem utilizar em sala de aula. "A intenção é ensinar de forma lúdica. Cantando eles aprendem os seus direitos e seus deveres", disse a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Lea Medeiros Cardoso.

A atividade também será desenvolvida com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental durante a 2ª edição da Caravana da Cidadania. O evento será realizado entre os dias 9 e 18 de setembro, nas sete cidades catarinenses sorteadas para participar do Parlamento Jovem em 2014 – Tijucas, São Francisco do Sul, Porto União, São João do Sul, Curitibanos, São Miguel do Oeste e Correia Pinto. "A Caravana da Cidadania inclui, ainda, o projeto ‘A Constituição da Casa Amarela’, para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e ‘A importância da participação na política’, voltada aos alunos do Ensino Médio. A ação deve atingir aproximadamente 1,4 mil alunos", ressaltou Lea.