Protagonismo juvenil é destaque no Parlamento Jovem

24 de novembro de 2015

Protagonismo Juvenil foi tema da conversa com Iago Nascimento e João Victor Rodrigues de Oliveira, presidentes da 18ª e 19ª Edições do Parlamento Jovem, na tarde desta terça-feira (24), na 20ª Edição do programa.

Os ex-presidentes incentivaram os participantes desta edição a levar adiante os conhecimentos e informações apreendidos em sua vivência no Parlamento e deram exemplos de ações que eles próprios desenvolveram em suas escolas e cidades, como a criação do projeto Vereador Jovem e do Grêmio Estudantil.

“Nosso incentivo é para que eles absorvam o verdadeiro sentido da política e a usem em beneficio da sociedade não se deixando levar pelo poder, pelo egocentrismo”, avaliou João Victor.
Iago falou sobre a edição em que participou e foi eleito presidente e abordou a responsabilidade que os jovens ao passar pelo programa adquirem. “Quando chegarem em suas cidades, os participantes do Parlamento Jovem podem influenciar muitas pessoas para que exerçam a política na sua essência.”

Comissões
Durante o período da tarde, os jovens parlamentares tiveram também uma conversa com a coordenadora das Comissões da Assembleia Legislativa, Maria Natel e com os secretários das comissões, que apresentaram suas funções e a forma como auxiliam o andamento do processo legislativo.

Após a conversa, foi instituída a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), momento em que foi proposto o Projeto de Emenda Constitucional que altera o caput do art. 195 da Constituição do Estado de Santa Catarina para que o subsídio mensal vitalício dos deputados não ultrapasse um quinto do teto do Desembargador do Tribunal de Justiça (Art. 195 — O titular do cargo de Governador do Estado que o tenha exercido em caráter permanente fará jus, a partir da cessação do exercício, a um subsídio mensal vitalício igual aos vencimentos de Desembargador do Tribunal de Justiça).

Os deputados jovens eleitos para compor a CCJ são: Rojiê Emanuel Lima (presidente), Ana helena Vieira Adler, Denise Paola Barros, Diego Cabral Mello, Evely Andreolla, Heitor Fabiano de Oliveira Souza, José Felipe Comper Nazario e Vitória Diele Matias dos Santos.

Durante a manhã os jovens receberam a palestra “Os desafios do  Regime Democrático  Brasileiro”, com o Professor  e Cientista Político da Universidade de São Paulo (USP), Humberto Dantas, na Escola do legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

Os deputados jovens conheceram, ainda, o Centro Administrativo do Governo do Estado e foram recebidos por funcionários que explicaram a dinâmica das secretarias e deram um panorama político-econômico-social do estado atualmente.

Fala Jovem
Ao final do dia, após uma visita guiada pelo Palácio Barriga Verde, os parlamentares jovens participaram do Programa Fala Jovem, no Auditório Antonieta de Barros, transmitido pela TVAL.