Reflexão sobre ética é tema do curso de Formação Política em Jaraguá do Sul

17 de outubro de 2013

O palestrante José Dimas d’ Avila Maciel Monteiro falou na quarta-feira (16) à noite sobre "A crise ética na gestão pública e no serviço público", em Jaraguá do Sul, no Norte do estado. A palestra correspondeu ao segundo módulo do Curso de Formação Política oferecido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira para a Associação das Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi). A abertura aconteceu dia 9 de outubro com o tema “O papel do vereador X o papel do prefeito”.  Até 30 de outubro serão ministradas quatro palestras sobre assuntos atuais.

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e professor universitário, Monteiro propôs uma reflexão filosófica sobre a crise ética e os problemas morais. “É difícil propor uma moral comum para uma sociedade multifacetada”, ressaltou. O professor também falou sobre o fim da política como se apresenta hoje e a crise de representatividade que o país atravessa atualmente.

Valmor Pianezzer, presidente da Avevi, atriubiu a grande aceitação do curso, dividido em quatro módulos, ao conteúdo esclarecedor que explica o verdadeiro trabalho do vereador, as atribuições do Poder Legislativo e também o trâmite dos projetos nas câmaras. “Muitas vezes as pessoas que acompanham uma sessão plenária não têm consciência de que até chegar ali um projeto já passou por várias comissões e foi exaustivamente discutido”, exemplificou.

Carlos Henrique Nilsen, líder comunitário, sempre pesquisou muito sobre política e acredita que todos os cidadãos deveriam ter acesso a este tipo de curso para formularem melhor seus conceitos: “É muito fácil falar que todo político é corrupto e pronto. Esta cultura de alienação do eleitor tem de mudar. Precisamos aprender a cobrar de nossos representantes”, definiu.

Nos próximos módulos, sempre às quartas-feiras, será abordada a “A importância das comissões permanentes”, para informar sobre a relevância estratégica do funcionamento das comissões legislativas na elaboração de orçamento participativo, execução orçamentária e fiscalização do Executivo e também “A reforma política e seus benefícios”.