Semana Inclusiva promove debates sobre direitos da pessoa com deficiência

22 de setembro de 2020

A inclusão no mundo do trabalho e Direitos Humanos: a Lei de Cotas como compromisso civilizatório foi tema da primeira palestra da sexta edição da Semana Inclusiva 2020, na tarde desta terça-feira (22), realizada por videoconferência. O evento, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina, vinculada ao Ministério da Economia e outras 50 instituições, segue na quinta-feira (24) com o propósito de promover um novo olhar para as pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A Semana Inclusiva surgiu a partir da realização do primeiro feirão de empregos para pessoas com deficiência, chamado Dia D, em 2015, e tem como principal objetivo motivar as empresas que se enquadram na Lei das Cotas a empregar pessoas com deficiências. O evento reuniu parceiros da campanha, especialistas em inclusão de pessoas com deficiência e representantes de empresas empregadoras.

Além das atividades realizadas nesta terça-feira, a programação segue na quinta-feira, a partir das 17h, com a transmissão do segundo seminário live sobre “Contribuições do Sistema de Justiça para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.”

O evento contará com palestras do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Cláudio Mascarenhas Brandão, e da vice-procuradora-geral do Trabalho, membro colaborador junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no Núcleo de Atuação Especial em Acessibilidade e do GT7 da Pessoa com Deficiência, da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), vice-presidente da Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid) e secretária-geral do Instituto de Estudos Avançados da Magistratura e Ministério Público do Trabalho (Ipeatra), Maria Aparecida Gugel.

A mediação será do procurador do Trabalho, representante da Coordigualdade do MPT-SC e um dos coordenadores da Semana Inclusiva de Santa Catarina, Piero Menegazzi. Para assistir a Semana Inclusive 2020 não é preciso fazer inscrição, basta acessar este link: https://www.youtube.com/channel/UC8nblbvZPdfcqIuxOflyyKA.