IV Seminário Estadual Setembro Verde

21 de setembro de 2021

“QUAIS ALIMENTOS E HÁBITOS NOS RENOVAM?”

Alertar a sociedade para uma alimentação mais saudável, promover vivências que incentivem a produção e o consumo de alimentos não transgênicos e livres de agrotóxicos, além de aproximar a população dos produtores que batalham todos os dias para trazer comida para a nossa mesa. Esses são alguns dos objetivos do IV Seminário Estadual Setembro Verde, que acontece dia 29 de setembro, às 19h30, com transmissão pela TVAL (veja como sintonizar aqui https://url.gratis/JjmiZg) e também pelo YouTube da Assembleia Legislativa (youtube.com/assembleiasc). As inscrições estão abertas no site da Escola do Legislativo da Alesc no link escola.alesc.sc.gov.br/eventos.

A semana foi criada a partir da Lei Ordinária Estadual n° 16.645, de 24/06/15, que instituiu a Campanha Setembro Verde, “a ser realizada, anualmente, no mês de setembro, com o objetivo de promover a conscientização da população catarinense em relação a hábitos de consumo e seus consequentes impactos socioambientais, incentivando-a a adotar um comportamento de consumo ecologicamente sustentável e responsável”.

Segundo dados levantados entre 2017 e 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo de produtos ultraprocessados aumentou, enquanto o de arroz e feijão estão em queda. Segundo a professora Renata Bertazzi Levy, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e pesquisadora do estudo NutriNet Brasil do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, os adolescentes são os que mais consomem esse tipo de produto. Ainda assim, os alimentos in natura ou minimamente processados constituem cerca de 70% da alimentação brasileira.

Com mediação do jornalista Décio Carlos Pandolfi, o IV Seminário Estadual Setembro Verde conta com a participação da nutricionista Carmen Danusia Bonissoni e da psicóloga Josiane Savoldi Bressan. O evento é uma realização da Comissão de Saúde da Alesc em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

MINISTRANTES

– CARMEN DANUSIA BONISSONI, Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina, Extensionista Social da Epagri, Atuante no Escritório Municipal de Ipumirim, SC, nos Programas de Gestão de Negócios e Mercado (GNM) e Capital Humano e Social (CHS);

– JOSIANE SAVOLDI BRESSAN, Psicóloga Graduada na Universidade do Contestado, Especialista em Terapia Familiar Sistêmica e Casal pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Especialista em Dinâmica das Relações Familiares e 6 Conjugais pela Faculdade Meridional (IMED) e Psicóloga Clínica especialista em atendimento individual, Casal e Famíliar.

PROGRAMAÇÃO

19h30 Boas-Vindas

19h35 Abertura Oficial com pronunciamento do Deputado Neodi Saretta, Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

19h40 Palestra: Produção e consumo de alimentos saudáveis.

Palestrante: Carmen Danusia Bonissoni

20h05 Palestra: Hábitos e sentimentos que acompanham as nossas refeições.

Palestrante: Josiane Savoldi Bressan

20h30 Debates e encaminhamentos

21h Encerramento

ENTIDADES APOIADORAS

– Fórum das Entidades da Agricultura Familiar de Seara

– Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina

– Grupo Setembro Verde das Cidades de Coronel Martins e São Domingos

– Portal Belos F7 Digital