Sorteadas as escolas da próxima edição do Programa Parlamento Jovem

3 de julho de 2018

Foram conhecidas na tarde desta terça-feira (3) as escolas que vão participar da próxima edição do Programa Parlamento Jovem, marcada para o final de novembro deste ano. O sorteio foi realizado durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O programa desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira receberá escolas dos municípios de São José, Zortea, Barra Velha, Quilombo, Mafra, São Joaquim, Criciúma e Pouso Redondo (confira os nomes das escolas abaixo). Cada uma encaminhará para a Alesc oito alunos, que, durante uma semana, viverão a rotina de um deputado estadual, na 25ª edição do Parlamento Jovem.

De acordo com a Escola do Legislativo, 280 escolas de todo o estado participaram do sorteio.

Comissões
Na tarde desta terça-feira, no segundo dia da 24ª edição do Programa Parlamento Jovem, os estudantes acompanharam a palestra sobre a função das comissões permanentes da Alesc, com a coordenadora das Comissões da Assembleia, Maria Natel Lorenz, acompanhada de secretários e chefes de comissões. Na palestra, foram abordados os principais pontos referentes às funções das comissões, o trâmite das proposições e os mecanismos de participação popular na discussão dos projetos, como as audiências públicas.

Em seguida, os 40 deputados estaduais jovens elaboraram, no âmbito das comissões, os pareceres às proposições que serão votadas em sessão plenária, marcada para quinta-feira (5), às 14 horas. Entre as matérias analisadas, está a proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui a obrigatoriedade da realização de programa de orientação vocacional nas escolas públicas e privadas do estado.

No final da tarde, os parlamentares jovens foram recebidos na Presidência da Alesc pelo deputado Mauro de Nadal (MDB). Ele expôs para os estudantes a importância do Legislativo, da política e do voto. "É muito bom ver o entusiasmo desses estudantes em aprender sobre o funcionamento do Parlamento. Eles levam esse conhecimento para a sociedade e mostram o quanto a sociedade pode ser parceira da Assembleia", disse Nadal.

As atividades do programa têm sequência nesta quarta, com a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Confira as escolas sorteadas para a próxima edição do Parlamento Jovem:

Região

Grande Florianópolis