Vereador Mirim de Arabutã participa de evento sobre integridade eleitoral

15 de junho de 2021

A nova eleição municipal de Petrolândia, no Vale do Itajaí, ocorrida no último domigo (13), foi a primeira no país a ter as urnas auditadas para uma eleição suplementar. Os equipamentos foram acompanhados de perto por integrantes das organizações não governamentais Transparencia Electoral e Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (Caoeste).

Os observadores também visitaram os poderes instituídos com sede em Santa Catarina, entre eles, a Assembleia Legislativa. Aproveitando a presença desses representantes na Capital, a Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC) promoveu o evento Integridade Eleitoral: Observação das eleições suplementares de Petrolândia. Entre os painéis, temas como urna eletrônica, sistema de prestação de contas eleitorais e participação política do jovem. O último painel contou com a participação do Vereador Mirim Eduardo Maurício Helbing. Reeleito em 2021, ele está no terceiro mandato no município de Arabutã, no meio-oeste catarinense. Em sua fala, Eduardo destacou a importância de programas de formação política para jovens, como o Vereador Mirim, realizado nas Câmaras Municipais de Santa Catarina e que contam com o apoio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

Acompanhado da vereadora de Arabutã, Venícia de Castro Wazlawick, o jovem vereador também esteve reunido com a presidente da Escola do Legislativo da Alesc, Deputada Marlene Fengler, com a coordenadora, Adeliana Dal Pont e com a gestora do Núcleo de Educação para a Democracia, Léa Medeiros. Eles conversaram sobre o tema sucessão rural, abordando a questão da permanência dos jovens no campo e a continuidade da agricultura familiar.