Vereadores mirins participam do 10º Encontro Estadual na Assembleia Legislativa

18 de setembro de 2019

A estudante joinvilense Laura Caroline Mota, de 13 anos, já conseguiu ajudar a comunidade em que vive com uma ação política. Graças a uma indicação que ela fez como vereadora mirim, a prefeitura disponibilizou médico pediatra no hospital municipal. Laura é uma entre mais de 500 estudantes que participam, nesta quarta-feira (18), do 10º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa.

O encontro tem como finalidade oportunizar a ampliação de conhecimentos sobre política e o papel do Poder Legislativo, promover a troca de experiência entre as câmaras de vereadores que desenvolvem o Programa de Vereadores Mirins, além de sensibilizar as demais câmaras para criação ou ampliação da iniciativa. Existem 78 programas de câmaras mirins em funcionamento no estado.

A presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), acredita que o encontro de vereadores mirins é uma das atividades mais interessantes promovidas pelo Poder Legislativo, uma vez que contribui para a formação política dos jovens. “Promove a cidadania, promove a discussão sobre a importância da democracia, da participação da sociedade civil em todo o processo de decisão e a importância desses jovens conhecerem o Parlamento, em especial, as câmaras de vereadores porque lá é decidida a vida das pessoas.”

O estudante de São José Thiago de Souza, 14 anos, considera a política uma ferramenta importante para organizar a sociedade, promover as leis e a acessibilidade. Thiago destacou que a experiência como vereador mirim de São José tem sido muito interessante porque ele gosta de política e tem a expectativa de seguir carreira. “Na minha família ainda não teve ninguém que foi político, mas eu tenho vontade porque eu gosto de política desde pequeno, fico vendo na televisão o que eles planejam e os projetos.”

Programação
Os deputados Marlene Fengler, Milton Hobus (PSD), Laércio Schuster (PSB), Ivan Naatz (PV) e Jerry Comper (MDB) prestigiaram a abertura do encontro.

A programação inclui apresentações culturais e palestras. “Sim. Nós podemos fazer” foi o tema da palestra do jovem ativista pela educação Israel Rocha Borba, no período da manhã. Ele, que é estudante da 8ª fase do curso de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contou sua história de superação e estimulou os estudantes a aproveitarem as oportunidades.

“Os desafios me levaram a me conhecer melhor e, me conhecendo melhor, consegui aproveitar algumas oportunidades que apareceram. A mensagem é que existem muitas iniciativas já acontecendo, tem muita gente já fazendo, falta a gente se conectar e aproveitar as oportunidades que aparecem. Eu acredito que os vereadores mirins [o programa] é uma oportunidade que pode abrir portas para outros lugares”, refletiu Borba.

No período da tarde, o professor doutor em Educação Pedro Cabral Filho fará palestra sobre o Artigo 5º da Constituição Brasileira.