15ª Edição do Parlamento Jovem transforma estudantes em deputados

10 de junho de 2013

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira concluiu roteiro de visitação a oito municípios de diferentes regiões catarinenses para oferecer orientação aos estudantes, coordenadores e professores que participam da 15ª edição do Programa Parlamento Jovem, instituído pela Resolução nº 3/2005. Em agosto, 40 alunos dessas instituições vão desempenhar a função de deputados estaduais por três dias, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. Durante esse período, eles vivenciarão as principais atividades do Parlamento, o que inclui eleição da mesa, participação nas comissões e elaboração de propostas, a exemplo de resoluções, projetos de lei etc. A última edição do Parlamento Jovem, em novembro de 2012, terminou com quatro matérias de autoria dos estudantes aprovadas em Plenário.

A 15ª edição do Parlamento Jovem começou no final de 2012 com o sorteio das escolas realizado pelos deputados estaduais durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa. Neste semestre, 1613 alunos das oito instituições sorteadas, além de professores e coordenadores, receberam orientação, em suas regiões, de equipe da Escola do Legislativo, sobre o funcionamento do Poder. Até agosto, eles elegerão temas relevantes de suas regiões para serem debatidos no Parlamento e também os 40 alunos deputados. Este período de preparação, segundo a coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Maria Evangelista Vieira Pedrozo, garante a qualidade do desempenho dos jovens deputados no Legislativo. “É uma proposta de reflexão sobre as necessidades locais e sobre o que vale a pena ser levado ao Parlamento”, explica.

Participantes
Nesta edição do Parlamento Jovem, a representante serrana foi a Escola de Educação Básica São José, em São Joaquim. No Planalto Norte, em Canoinhas, a sorteada foi a Escola de Educação Básica Irmã Maria Felícitas. A região Oeste está representada pela instituição chapecoense Escola de Educação Básica Geni Comel. No Litoral Norte, a Escola de Educação Básica Anita Garibaldi, de Itapema, e na região Nordeste do Estado, a Escola de Educação Básica Elza Granzotto Ferraz, de Jaraguá do Sul integram o Programa. Foram sorteadas ainda a Escola de Educação Básica Victor Felippe Rauen, de Jaborá, Alto Uruguai;  a Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, do município de Nova Veneza, Sul do Estado, e a Escola de Educação Básica Bertino Silva, de Leoberto Leal, no Alto Vale do Itajaí. (Rossana Espezin/Escola do Legislativo)