Assembleia Legislativa estuda parceria com Instituto Guga Kuerten

13 de junho de 2013

A presidente do Instituto Guga Kuerten (IGK), Alice Kuerten, apresentou uma proposta de parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira para a realização de um curso de capacitação para cuidadores terapêuticos, em audiência realizada na manhã desta quinta-feira (13), no Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa.

O objetivo do curso de cuidador terapêutico é capacitar profissionais para o exercício de apoio, suporte e acompanhamento a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que precisam de atendimento às suas necessidades específicas. É voltado, principalmente, a cuidadores e a professores auxiliares da rede regular de ensino.

“Temos a preocupação de preparar as pessoas que vão cuidar de outras, com deficiências ou não, tanto em casa quanto em instituições. A finalidade é dar uma noção a esses profissionais sobre o desenvolvimento de uma criança, as síndromes e deficiências existentes, os direitos da pessoa com deficiência, entre outras abordagens”, explicou Alice.

O curso é oferecido gratuitamente pelo IGK desde 2011. É ministrado por professores, a maioria deles mestres e doutores. São neurologistas, psiquiatras, geriatras, pediatras, enfermeiros, pedagogos e assistentes sociais. O curso tem duração de seis meses, com carga horária de 150 horas/aula. Geralmente são disponibilizadas 40 vagas.

O projeto foi apresentado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), e ao presidente da Comissão de Defesa dos Diretos da Pessoa com Deficiência, deputado José Nei Ascari (PSD). “Tivemos hoje o primeiro contato com o IGK. Esperamos que essas tratativas evoluam. Temos projetos importantes que podem acontecer ainda em 2013, mas alguns sendo previstos para 2014. Voltaremos a conversar num outro momento, com a expectativa de que essa parceria se estabeleça”, disse Ascari.