15ª edição do programa Parlamento Jovem começa nesta terça-feira (13)

12 de agosto de 2013

Começa nesta terça-feira (13), em Florianópolis, a 15ª edição do programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. A abertura será às 9 horas, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, no Palácio Barriga Verde, com a posse dos 40 estudantes que vão desempenhar, durante três dias, as atribuições de um deputado estadual.

Instituído em 2005, o programa visa oportunizar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas de Santa Catarina momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política, democracia, participação e a vivência do processo legislativo, mediante participação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa.

Os 40 estudantes representam oito escolas de diferentes regiões de Santa Catarina. Após serem empossados, eles vão acompanhar palestras com os temas “A Participação do Jovem na Política” e “O Papel Institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina”. Ainda nesta terça-feira, os jovens deputados elegem os componentes da Mesa que vai comandar os trabalhos dos parlamentares e escolhem os membros das comissões.

Na quarta-feira (14), segundo dia do programa, os estudantes participam das reuniões das comissões, nas quais serão deliberados os projetos de lei por eles apresentados. No mesmo dia, eles se reúnem com os deputados de suas regiões. Na quinta-feira (15), terceiro e último dia de atividades, os participantes prosseguem em reuniões nas comissões. No período da tarde, às 14 horas, ocorre a última atividade do programa: a sessão plenária para votação dos projetos apresentados pelos jovens parlamentares.

As participantes
Oito escolas participam desta edição do Parlamento Jovem. Cada uma representa uma região diferente do estado. A representante serrana é a Escola de Educação Básica São José, em São Joaquim. No Planalto Norte, de Canoinhas, a participante é a Escola de Educação Básica Irmã Maria Felícitas. A região Oeste está representada pela instituição chapecoense Escola de Educação Básica Geni Comel.

No Litoral Norte, a Escola de Educação Básica Anita Garibaldi, de Itapema, e na região Nordeste do Estado, a Escola de Educação Básica Elza Granzotto Ferraz, de Jaraguá do Sul integram o programa. Foram sorteadas ainda a Escola de Educação Básica Victor Felippe Rauen, de Jaborá, Alto Uruguai;  a Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, do município de Nova Veneza, Sul do Estado, e a Escola de Educação Básica Bertino Silva, de Leoberto Leal, no Alto Vale do Itajaí.

Antes das atividades na Assembleia Legislativa, a Escola do Legislativo visitou as instituições de ensino sorteadas para oferecer orientação aos estudantes, coordenadores e professores sobre o programa e o funcionamento do Poder Legislativo. Mais de 1,6 mil estudantes participaram dessas atividades. (com informações de Rossana Espezim, da Escola do Legislativo)