Deputados da 15ª edição do Parlamento Jovem Catarinense tomam posse

13 de agosto de 2013

A tramitação das leis na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o trabalho das comissões, as proposições e indicações dos deputados e a rotina do Parlamento serão vivenciados por 40 estudantes catarinenses, durante três dias, a partir desta terça-feira (13), na 15ª edição do programa Parlamento Jovem Catarinense. Os 40 jovens deputados tomaram posse pela manhã em sessão realizada no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.

Antes de iniciar as atividades parlamentares, os estudantes fizeram o juramento de manter e defender as constituições de Santa Catarina e do Brasil, desempenhando com lealdade e sinceridade o mandato a eles outorgado. Jaqueline Baú, de Chapecó, conduziu o juramento e ressaltou a importância da oportunidade de participar do programa, representando os estudantes de sua escola. “Estudamos a Constituição e o Regimento Interno antes de chegar aqui. Queremos deixar de lado aquele pensamento de que tudo é corrupção”, disse.

Ela e os colegas vão defender a aprovação de um projeto de lei que cria no estado um programa de prevenção e combate às drogas. “Queremos a valorização da vida. É muito mais fácil prevenir do que gastar muito com o tratamento dos dependentes”, defende Jaqueline.

Os jovens formam partidos políticos, apresentam projetos de lei, elegem a mesa do Parlamento Jovem e formam as comissões permanentes para a análise das matérias. Depois, os deputados aproveitam várias sugestões que são transformadas em projetos de lei e vão à Plenário.

O programa é conduzido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, proposto em 2005 pela deputada Ana Paula Lima (PT). Mais de 500 estudantes já passaram pelo Parlamento Jovem. As escolas participantes são sorteadas e todas as regiões do estado são contempladas. O trabalho envolve a preparação dos jovens deputados antes da chegada à Assembleia Legislativa.

Oportunidade
O deputado Gelson Merisio (PSD), presidente da Escola do Legislativo, ressaltou na abertura do Parlamento Jovem que esta é uma oportunidade de desmistificar vários clichês incorporados pela sociedade e que não condizem com a realidade do Parlamento. “Não há função mais nobre do que representar milhares de pessoas. Com este programa damos a oportunidade aos jovens de construírem seu futuro e contribuir para a sociedade”, disse.

A deputada Ana Paula lembrou que a política é uma das coisas mais sagradas na sociedade e que, por meio do Parlamento Jovem, os estudantes podem vivenciar esta experiência. “São os desejos deles que são transformados em leis. É a juventude despertando para a política”, frisou. Os deputados Ismael dos Santos (PSD), Manoel Mota (PMDB), Antonio Aguiar (PMDB) e Moacir Sopelsa (PMDB) também prestigiaram a abertura do programa.

Ainda na manhã desta terça, os jovens deputados assistiram à palestra “A participação do jovem na política”, com o cientista político Humberto Dantas. À tarde, terão momentos de integração, palestra sobre o papel institucional da Assembleia Legislativa e às 18 horas elegem a Mesa do 15º Parlamento Jovem. A quarta-feira (14) será dedicada aos trabalhos das comissões, quando serão apresentados os projetos dos estudantes.