Processo seletivo PAB: inscrições prorrogadas até 18/06

2 de junho de 2021

As inscrições para a seleção de novos estagiário do Programa Antonieta de Barros (PAB) 2021 da Assembleia Legislativa de Santa Catarina foram prorrogadas até 18 de junho, sexta-feira.

São 60 vagas destinadas a jovens estudantes. As inscrições devem ser feitas das 8h às 17h, no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), na Rua Antonio Dib Mussi, n° 473, em Florianópolis, Santa Catarina. Atenção: será necessário agendar um horário para o atendimento pelo link  https://book.plandok.com/pt/ciee-florianpolis-cihwjm

O processo seletivo tem a parceria de entidades da sociedade civil e uma comissão formada por quatro servidores de diferentes setores da Alesc. A Escola do Legislativo conta com um representante, Nilson Murilo Padilha, integrante do Núcleo de Inclusão e Políticas Públicas da Escola. Padilha destaca que os jovens selecionados terão a oportunidade de participar de formações continuada que inclui temas como economia, direito, cidadania, mundo do trabalho, entre outros.

Auxílio/Bolsa

Os estudantes selecionados do ensino médio vão receber mensalmente R$ 650, mais R$ 150 de auxílio transporte, R$ 600 de auxílio alimentação. Para os do ensino superior, o salário será de R$ 950, mais R$ 150 de auxílio transporte e R$ 600 de auxílio alimentação.

Requisitos para participar da seleção

– Ter idade de 16 a 24 anos;

– Estar regularmente matriculado no ensino médio, técnico ou superior;

– Ter renda familiar inferior a 2,5 salários mínimos regionais (que a renda familiar não ultrapasse R$3.210,00.

– Vulnerabilidade na localidade de moradia.

Documentos para a inscrição que devem ser apresentados no dia do agendamento no CIEE:

– Carta com indicações do jovem por uma entidade da Sociedade Civil Organizada (estão incluídas igrejas, centros religiosos, entidades carnavalescas, conselhos comunitários, associações de moradores, entre outras);

– Comprovante de matrícula com carimbo da Instituição de Ensino;

– Fotocópia do comprovante de renda da família (Em caso de desemprego dos responsáveis é necessário uma declaração indicando a condição de desempregado, com data e assinatura.) Fotocópia do comprovante de residência (de até 3 meses);

– Fotocópia da Carteira de Identidade e CPF.

Baixe no site do CIEE os modelos de formulários e documentos necessários.

SOBRE O PAB

O Programa Antonieta de Barros foi instituído pela Lei Estadual nº 13.075/2004, originário da articulação dos movimentos sociais e idealizado pelo Fórum de Mulheres Negras de Florianópolis. Esses movimentos denunciaram os assassinatos de mais de 108 jovens negros, oriundos de comunidades vulneráveis, ocorridos entre os anos de 2002 e 2003. Além de promoverem discussões voltadas à implementação de políticas públicas com o objetivo de ampliar as perspectivas de uma juventude carente de oportunidades.

Em 17 anos, 500 jovens em condições de vulnerabilidade social, por sua condição de moradia, de gênero ou por serem portadores de necessidades especiais, passaram pela Assembleia Legislativa, sendo inseridos em um contexto social e cultural diferenciado de seu cotidiano. Esta é uma das práticas de inclusão social do programa que permite a interação entre os servidores do Poder Legislativo e os estagiários na desconstrução do imaginário cultural entre ambos. Nos setores de trabalho da Alesc e na formação continuada, os jovens estagiários são estimulados em atividades de qualificação profissional, socioeducacionais, culturais e inseridos em dinâmicas externas. Uma das estratégias para eficácia do Programa é apoiar a permanência dos jovens no sistema formal de ensino. O Programa Antonieta de Barros está vinculado à Coordenadoria de Estágios Especiais da Alesc, que é responsável pela formação dos estagiários. A coordenadoria tem como missão buscar o desenvolvimento de potencialidades profissionais e pessoais dos jovens negros em condição de vulnerabilidade social, priorizando a valorização do protagonismo juvenil e a visibilidade de sua identidade cultural e racial.

Mais informações pelo telefone (48) 3221-2968 na Coordenadoria de Estágios Especiais da Alesc ou no (48) 3216-1400, no CIEE, ou ainda no site http://pab.alesc.sc.gov.br/processo-seletivo/