Adeliana Dal Pont apresenta atividades da Escola do Legislativo no sul de SC

22 de julho de 2021

A coordenadora da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Adeliana Dal Pont, esteve nas cidades de Araranguá e Criciúma apresentando os novos cursos e eventos on-line ofertados para os próximos meses. Ex-vereadora e ex-prefeita de São José por dois mandatos, Adeliana é natural de Araranguá e voltou à terra natal para uma visita ao Poder Legislativo do município e à Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Acompanhada do gestor do Núcleo de Formação Política da Escola, Paulo Cesar Wilpert, ela conversou com a diretora da Unesc Campus Araranguá, Izabel Regina de Souza, para definir estratégias e levar cursos de capacitação à região. “A Alesc tem a Escola do Legislativo à disposição da sociedade e investe no conhecimento. Por isso procuramos a Universidade para firmar a parceria. Queremos ouvir as principais demandas e onde podemos auxiliar de maneira assertiva”, explicou Dal Pont. De acordo com o gestor do Núcleo de Formação Política da Escola, Paulo Cesar Wilpert, a Unesc já realizou projetos de sucesso com a Escola do Legislativo. “Tivemos uma experiência bastante positiva no Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos, em 2019, que reuniu prefeitos, secretários e agentes públicos. Queremos repetir a parceria de sucesso”, reiterou Wilpert.

Entre as possibilidades ofertadas, está o curso de comunicação e estratégia para vereadores nas redes sociais, a formação continuada de vereadores mirins, o curso de técnicas redacionais, um seminário desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que traz dados relevantes para as cidades, entre outros.

Visita à Câmara Municipal de Araranguá

A comitiva da Escola do Legislativo da Alesc também foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Araranguá, Vereador Diego Pires. Adeliana Dal Pont destacou todas as ações que podem colaborar com o andamento do Legislativo. “Oferecemos, enquanto Escola, alguns cursos para vereadores e para suas assessorias que são totalmente gratuitos. Nesta visita queremos colocar nossa escola à disposição da Câmara de Vereadores de Araranguá”, disse Dal Pont.

O vereador Diego Pires enfatizou a importância dos cursos para os mandatários e se mostrou interessado nas propostas. “Até o fim do ano, junto da Alesc, realizaremos três cursos: um com ênfase em comunicação e redes sociais, um sobre técnicas legislativas e outro sobre orçamento e tributação. Ficamos felizes e honrados com a visita desta importante Escola, representada por uma cidadã araranguaense e que deixou sua marca na gestão da prefeitura de São José”, ressaltou.

Visita à Câmara Municipal de Criciúma

Adeliana Dal Pont conversou com o presidente da Câmara criciumense, vereador Arleu da Silveira. O intuito é firmar uma parceria com a Escola do Legislativo da Alesc. “Acordamos que a Casa irá verificar as demandas e encaminhar para Alesc, para que a gente oferte cursos de formação para vereadores e assessores. O objetivo é aproximar os poderes da comunidade e unirmos para mandatos qualificados”, destacou Dal Pont. O presidente da Câmara reiterou a importância das parcerias “Buscaremos sempre o aperfeiçoamento dos nossos funcionários e vereadores, refletindo em uma gestão de qualidade”, finalizou. Já a presidente da Escola do Legislativo de Criciúma, vereadora Giovana Mondardo, ressaltou que a formação interna e externa é um compromisso. “Faremos uma pesquisa para entender quais são as demandas dos funcionários, mas, além disso, buscaremos ampliar para que a nossa escola sirva como base para formação política e interna”.

Com informações da AICOM/Unesc e Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Criciúma e de Araranguá