Assembleia Legislativa inicia 17ª edição do programa Parlamento Jovem

27 de maio de 2014

Os 40 deputados e deputadas estudantes que integram a 17ª edição do Programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa tomaram posse na manhã desta terça-feira (27), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright. O programa, executado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, possibilita a jovens estudantes uma vivência da atividade parlamentar e ampliação de conhecimentos sobre política, cidadania e participação democrática. Até quinta-feira (29), eles vão receber orientações e exercitar atividades legislativas, como a discussão de projetos nas comissões e a votação das matérias em sessão plenária.

Os estudantes foram empossados pela deputada Ana Paula Lima (PT), autora da resolução que instituiu o Parlamento Jovem no Legislativo catarinense, em 2005. A parlamentar incentivou a participação dos jovens na política. “Quem diz que não gosta de política, não sabe o que é política. A juventude tem que entender e fazer política.”

Conforme a deputada, o Parlamento Jovem oferece uma primeira oportunidade para que os jovens realizem um sonho de mudança que trouxeram lá da escola. “Os sonhos começam assim. Grandes mudanças que aconteceram no nosso país tiveram origem no movimento estudantil.” O deputado Neodi Saretta (PT) também prestigiou a solenidade de posse e deu as boas-vindas aos deputados estudantes, ressaltando que é preciso participar da política para ter uma visão crítica e contribuir na solução.

Os estudantes representam oito escolas de todas as regiões do estado. Foram indicados pela direção ou escolhidos em processo de eleição direta. O diretor da Escola Professora Délia Régis, de Coronel Freitas, conta que, ao ser sorteada para participar do programa, a escola apresentou o projeto aos alunos e 22 candidataram-se. “Foi uma grande surpresa. Fizemos uma eleição concorrida para escolher os cinco representantes”, orgulha-se.

Uma das alunas eleitas foi Ana Gabriela Campos. “Trabalhamos dia e noite, mas fizemos uma campanha limpa, nas salas de aula, mostrando os nossos projetos”, relata. A principal proposição trazida pela escola para discussão e votação no Parlamento é uma indicação ao governo do Estado solicitando a instalação de câmeras de monitoramento, para conter a onda de assaltos no município.

Antes de virem a Florianópolis, os jovens receberam capacitação ministrada pela Escola do Legislativo em cada unidade escolar. Servidores da Consultoria Legislativa orientaram, por exemplo, a elaboração das proposições conforme a técnica legislativa.

Na opinião da coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Maria Evangelista Vieira Pedrozo, a contribuição do programa fica evidente na mudança de comportamento dos estudantes. “Eles passam a encarar a política de uma forma diferente. Inúmeros depoimentos mostram essa mudança de visão sobre a política e os políticos. Também despertam para uma maior participação dentro da escola depois dessa experiência.”

Palestra de abertura
Após a posse, os deputados e deputadas jovens participaram da palestra “A importância da participação do jovem na política”, ministrada pelo professor doutor Pedro Cabral Filho. Ele trabalhou com a alegoria da caverna de Platão. Dentro da caverna, as pessoas vêem sombras, não a realidade como ela é. Os alunos que saíram da caverna estão vendo o sol hoje pela primeira vez. Quando voltarem para suas cidades, devem tomar a decisão de dividir esse conhecimento ou se deixar devorar pelas pessoas que continuam na caverna”, comparou o professor. A palestra abordou  ainda a responsabilidade de cada aluno que está representando a escola no programa.