Parlamento Jovem inicia trabalho das comissões permanentes

28 de maio de 2014

Na manhã desta quarta-feira (28), segundo dia da 17ª edição do programa Parlamento Jovem Catarinense, organizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, os 40 deputados estudantes empossados na terça-feira (27), desenvolveram as atividades da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Finanças e Tributação. Durante os trabalhos foram aprovados cinco projetos de lei, 16 indicações e uma moção, apresentadas pelos parlamentares jovens abordando temas relevantes das oito regiões representadas. As proposições serão debatidas e votadas na sessão ordinária que acontecerá na tarde de quinta-feira (29).

O programa, que tem por objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência da atividade parlamentar e ampliação de conhecimentos sobre política, cidadania e participação democrática, inclui, entre outras atribuições, a eleição da Mesa, conforme os padrões do Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

Nesta edição, Suelen Scalcon, de Joinville, foi eleita presidenta; Micaela Castanheiro é a vice-presidenta, Mayara Witt é a segunda vice-presidenta, Jeriel Casagrande é o primeiro secretário, Richardson de Melo é o segundo secretário, Henrique Correa é o terceiro secretário, Tamara Schiiestl é a quarta secretária e Ana Paula Martins é a suplente de Mesa.

Suelen, 15 anos, aluna do segundo ano do ensino médio da Escola de Educação Básica (EEB) Presidente Médice, acredita que está preparada para representar seu papel dirigindo a sessão ordinária que acontecerá no Plenário Deputado Osni Régis, no último dia do Programa, nos mesmos moldes das sessões oficiais. Ela destaca ainda outros pontos altos do roteiro como audiências com os deputados das regiões representadas e visita ao Centro Administrativo do Governo do Estado.