Assembleia Legislativa sedia Encontro Estadual de Vereadores Mirins

4 de setembro de 2014

Cerca de 250 aprendizes de legisladores estão reunidos nesta quinta-feira (4) no Auditório Deputada Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, no 5º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Os estudantes integram programas de vereadores mirins em 18 câmaras de várias regiões do estado.

O encontro visa a ampliação dos conhecimentos sobre política, sobre o papel do Poder Legislativo e a troca de experiências entre as câmaras de vereadores que possuem vereadores mirins. Na abertura, o deputado Reno Caramori (PP) parabenizou os adolescentes pela participação e enfatizou que um vereador ou deputado se caracteriza, principalmente, por seu interesse pelo bem-estar das pessoas. “Quando exerce plenamente a sua atividade, um vereador tem grande responsabilidade”, ensinou.

Também presente à solenidade, o deputado Dirceu Dresch (PT) destacou que “discutir política na escola é fundamental por que a juventude é chamada a votar, aos 16 anos, sem o devido preparo”. Ele também abordou a importância da política e do aperfeiçoamento do sistema para garantir o fortalecimento do regime democrático.

Diversidade
Uma característica dos programas de vereadores mirins é a possibilidade de inclusão de minorias que nem sempre alcançam representação nos parlamentos municipais e estaduais. É o caso da jovem Izabella Liezemberg, 14 anos, do município de Guaramirim, primeira participante com deficiência auditiva. Ela conta que consegue desempenhar todas as tarefas de vereadora mirim, graças ao auxílio de uma intérprete de libras, a Língua Brasileira de Sinais. No encontro, a intérprete Janice Freitas auxiliou Izabella a participar das atividades.

De São Lourenço do Oeste, a cidade mais distante a participar do programa, a estudande Crislaine Giaretta teve a oportunidade de conhecer a Capital e viajar pela primeira vez de avião. Ela afirmou que “gosta de falar em público e está pensando em incluir a política em seu futuro”.

A Associação de Vereadores do Vale do Itajaí (Avevi) trouxe na caravana de 38 pessoas, além de representantes do município sede, Jaraguá do Sul, participantes de Guaramirim e Massaranduba. O diretor da Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes, Francisco Schork, garante que sua região foi uma das incentivadoras da realização do encontro estadual para motivar outras cidades a instalar suas câmaras mirins. “Os vereadores mirins aguardam este momento com muita ansiedade, sabem que não é um passeio, é um intercâmbio de idéias e experiências”, explicou.

Palestra
Depois de uma apresentação cultural com o manezinho Darci, personagem típico da ilha interpretado pelo ator Moriel Costa, os vereadores mirins participaram de uma palestra sobre ética e cidadania, ministrada pelo professor Pedro Cabral, doutor em História da Educação. Cabral motivou os jovens a refletirem sobre como se comportam quando estão sozinhos e como esse comportamento baliza o que fazem quando estão convivendo com outras pessoas.  Na avaliação do professor, “o vereador mirim será uma pessoa mais esclarecida no futuro porque teve a possibilidade de vivenciar e discutir com outras crianças a experiência de produzir leis”.