Educação para a Cidadania debate participação política dos jovens

3 de setembro de 2014

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira abriu na terça-feira (2), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, a edição de 2014 do Programa Educação para a Cidadania – Construindo um Novo Olhar. Até o final do ano, estudantes do ensino médio e superior vão participar de uma série de eventos semanais para conhecer mais sobre as funções Poder Legislativo, a partir de momentos de reflexão e ampliação dos conhecimentos sobre política, formulação de políticas públicas e participação democrática e social.

De acordo com o coordenador da Escola do Legislativo, Luciano de Carvalho Oliveira, estão participando desta edição instituições de ensino de Florianópolis. O programa oportuniza aos estudantes de escolas públicas e privadas debates sobre o que é política, o que é participação e o que é democracia, temas sobre os quais não existem muitos espaços para debate, sempre com o objetivo de fortalecer a democracia e o Poder Legislativo. “É uma oportunidade para que os jovens comecem a participar e entendam a importância da participação para que, a partir de agora e no futuro, possam tomar as melhores decisões para a sociedade”.

No primeiro encontro, o programa ofereceu aos jovens uma palestra com o professor de Filosofia José Dimas d´Ávila Maciel Monteiro, que abordou a participação do jovem. Ele considera enganosa a ideia de que o jovem não participa da política. “O jovem é ativo. O que precisamos é entender como a novidade da política, da participação, pode ser concentrada num roteiro, num projeto. Mesmo que seja uma participação sem roteiro, difusa, é importante que o jovem participe”.

Monteiro valorizou a participação dos jovens nas redes sociais. “A ideia de que as redes sociais o tiram da realidade é mentira. Os meios sociais são fundamentais para que ele expresse o que sente e aja.” Quanto ao conceito sobre o que é política, esclareceu que não pode ser entendida apenas como organização partidária. “Política é o dia a dia, é o confronto, é o conflito por um país, por uma cidade melhor. Política não se pode entender como uma ideia, política é participação”.