Caravana da Educação para a Cidadania atende mais de três mil estudantes

9 de maio de 2014

Depois de percorrer cerca de 1,5 mil quilômetros, sete cidades e atender mais de três mil estudantes, a Caravana da Educação para a Cidadania terminou seu roteiro sexta-feira (9), atendendo 100% dos alunos do Ensino Fundamental e Médio no município de Coronel Freitas, região Oeste. O programa, desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, tem como objetivo o letramento político infanto-juvenil. Nas cidades de Morro Grande, Mafra, Alfredo Wagner, Rio Rufino, Petrolândia, Lebon Régis e Coronel Freitas, as escolas que sediaram o projeto participarão da 17 edição do Parlamento Jovem Catarinense, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.

Cada uma das instituições visitadas (confira listagem abaixo) enviará cinco representantes eleitos pela comunidade escolar para desempenhar o papel de deputado estudante no Palácio Barriga Verde. No final do mês, eles apresentarão proposições com reivindicações regionais. Um dos objetivos da Caravana foi prepará-los para essas atividades que incluirão formação e participação das comissões permanentes, da mesa, e da sessão ordinária no Plenário Deputado Osni Régis. “Em cada turma encontramos lideranças que possivelmente iriam afastar-se da política caso não participassem de um projeto como o Parlamento Jovem”, destacou o consultor legislativo, advogado Armando Agostini.

A Escola de Educação Básica (EEB) de Coronel Freitas, Professora Délia Regis, com 739 alunos, elegeu, por voto direto e secreto, entre 22 candidatos, os deputados estudantes Jéssica Rodrigues, Hévelin Roque, Kauna Vieira Amaral, Roni Beé e Jeriel Casagrande. “Estamos felizes pela vitória nas eleições, mas nervosos com a expectativa de desempenhar um papel tão importante. Temos o compromisso de trazer retorno para nossa região”, definiu Beé. O diretor da EEB, Celso Dallagasperina garantiu que o processo eleitoral movimentou a rotina escolar e abriu espaço para discussões importantes sobre as carências da cidade, com 10.213 habitantes (Censo 2010), e economia baseada na agropecuária e no setor moveleiro.

Já o projeto Política e Democracia atendeu, em Coronel Freitas, mais de 400 estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Organizados em três turmas, nos períodos matutino, vespertino e noturno, eles debateram sobre política, com referências que passearam da filosofia grega à música popular, orientados pelo doutor em Educação, Pedro Cabral Filho. Depois das palestras, os jovens procuravam o professor para cumprimentá-lo e agradecer pela oportunidade. “Eu dizia que não gostava de política, e agora não vou repetir isso. O professor é ótimo e divertido”, afirmou Nicolli Boiani Zucco, 14 anos.

Por fim, em três palestras, o projeto Educação para Cidadania, voltado aos primeiros anos do Ensino Fundamental, mobilizou 146 crianças da rede municipal que receberam noções fundamentais de Direitos Humanos da advogada Miriam Ramoniga. Os encontros foram realizados na escola estadual e também na Escola de Educação Fundamental (EEF) Edvino Huppo.

A secretária municipal da Educação, ex-aluna, ex-professora e ex-diretora da EEB Professora Délia Regis, Claci Mazetto, considera a Caravana a melhor oportunidade para trazer ao município, distante 587 quilômetros da Capital, um reforço na formação política dos jovens. “Hoje nosso maior desafio é manter os alunos na escola e aprendendo. O analfabetismo no município, em torno de 7%, concentra-se nos idosos, a maioria agricultores, que residem longe do centro e não têm mais interesse em voltar a estudar”, revelou.

Repercussão
“A Caravana desencadeia um processo que não termina quando o ônibus vai embora”, analisou Jossemar Antônio Daniel, assessor de direção da EEB Ana Machado Dal Toé, do município de Morro Grande, Sul do Estado, o primeiro a ser visitado, dia 28 de abril. Devido à repercussão do evento ele marcou uma reunião sábado (10), com pais e responsáveis, para relatar as atividades extra-curriculares. “Muitos pais telefonaram pedindo informações sobre o que aconteceu na escola porque os filhos comentaram entusiasmados sobre as atividades. Os parlamentares estudantes também passaram a frequentar a secretaria, diariamente, porque agora têm mais subsídios para desenvolver seus projetos”, concluiu Daniel.

Confira as cidades e as escolas que sediaram a Caravana da Educação para a Cidadania:
– 28 de abril
Município: Morro Grande