Caravana da Educação para a Cidadania percorre sete municípios

8 de setembro de 2014

A segunda Caravana da Educação para a Cidadania, promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, começa terça-feira (9) com visita ao município de Tijucas. Até o dia 19 de setembro, sete municípios receberão quatro projetos realizados, simultaneamente, com o objetivo de incentivar o letramento político infanto-juvenil: Escola Cidadã, Política e Democracia – Construindo um Novo Olhar, A Constituição Federal da Casa Amarela e orientação dos deputados estudantes que participarão do 18º Parlamento Jovem Catarinense, em novembro.

O projeto Escola Cidadã, voltado ao público infantil, apresenta o conteúdo da Declaração Universal dos Direitos da Criança por meio da atividade intitulada "Música da escola: todas as crianças têm os seus direitos”. O professor de música Jackson Cardoso mostra canções de sua autoria que abordam, por exemplo, o direito à moradia, assistência médica, alimentação, educação, lazer. Os estudantes recebem um CD com as canções e uma apostila com as letras das músicas e sugestões de atividades para sala de aula.

A palestra do professor Pedro Cabral, doutor em Educação pela USP, faz parte do projeto Política e Democracia, Construindo um Novo Olhar. Conduzidos por Cabral, os estudantes do Ensino Médio debatem sobre política, com referências que passeiam da filosofia grega à música popular.

O terceiro projeto é voltado à preparação dos alunos do Ensino Médio eleitos deputados estudantes que participarão da 18ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, em novembro, em Florianópolis. O orientador destes alunos é o advogado e consultor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Armando Agostini.

Rafaela Duarte e Lilian Ponte são as palestrantes do projeto A Constituição Federal da Casa Amarela, novidade desta edição da Caravana de Educação para a Cidadania. Rafaela é mestra em História e Lilian é forma em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito.

Cronograma de visita aos municípios
Tijucas – 9 de setembro
São Francisco do Sul – 10 de setembro